Veterinário encontra âncora egípcia de 3400 anos por acaso ao mergulhar em Israel


Quando o veterinário Rafi Bahalul foi dar um mergulho em Atlit, no litoral de Israel, não imaginava o que iria encontrar. Ele simplesmente se deparou com uma âncora egípcia de cerca de 3400 anos no fundo do mar. O artefato apresenta imagens de uma antiga deusa e hieróglifos.
“Eu a vi, continuei nadando por alguns metros, depois percebi o que tinha visto e mergulhei para tocá-la”, disse Bahalul. “Foi como entrar em um templo egípcio no fundo do Mediterrâneo”, completou. Depois disso, o veterinário entrou em contato com especialistas da Autoridade de Antiguidades de Israel para identificar o objeto.
LEIA TAMBÉM
>>Teste Schaefer 770: uma agradável combinação de conforto, beleza e desempenho
>>Projeto para marina pública no Espírito Santo está em fase final
>>Tethys Yachts se prepara para entregar mais uma lancha de 54 pés
De acordo com arqueólogos, trata-se de uma típica âncora usada durante a Idade do Bronze. Esses objetos apresentavam o formato de um trapézio, cantos arredondados e um furo próximo à extremidade superior no qual uma corda era presa. Outros artefatos parecidos já haviam sido encontrados na mesma região, mas nenhum com gravuras de tão boa qualidade. Agora o tesouro arqueológico está sendo exibido em uma mostra no Museu de Israel.
A gravura mais significativa na âncora mostra uma mulher escrevendo em uma tabuleta. Pelo símbolo acima de sua cabeça, é possível identificá-la como a deusa Seshat, antiga divindade egípcia da escrita. Porém o rosto da deusa havia sido danificado de propósito, o que chamou a atenção dos especialistas. Ben-Dor Evian, curador do Museu de Israel, acredita que a peça tenha decorado algum templo antigo que foi abandonado ou destruído. Após sua destruição, seus objetos de decoração foram reciclados, servindo para fabricar outros artefatos, como uma âncora. O rosto de Seshat teria sido desfigurado como forma de respeito (pois não seria apropriado decorar um objeto tão banal com a imagem de uma deusa).
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Já consolidada com veleiros, empresa agora oferece lanchas da Sessa Marine e Mestra Boats. Confira benefícios da modalidade
Embarcação carrega estilo atraente e preza pelo conforto em família, com direito a teto solar e dois camarotes
Governo australiano mantém postos com vinagre espalhados pelas praias para uso emergencial
Estudo aponta que cordilheira subterrânea pode ter surgido há mais de 500 milhões de anos, durante a formação do supercontinente Gondwana
Fabricante de soluções para energia terá estande no maior salão náutico do Sul do país, que acontece de 3 a 6 de julho