Estúdio holandês cria inusitada embarcação sustentável que se eleva sobre as águas
Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.
O estúdio de arquitetura holandês Waterstudio.NL projetou uma inusitada embarcação movida a energia solar. Arkup 75, como é chamada, traz design moderno e palafitas retráteis que permitem que o modelo se eleve sobre as águas.
Com 22 metros de comprimento, a embarcação foi projetada para a empresa de iates Arkup e possui capacidade para suportar ondas e furacões, de acordo com sua idealizadora, graças à resistência gerada pelas quatro estacas de aço de 12 metros que são utilizadas para manter a embarcação estável quando ela está ancorada.
“O design foi inspirado na maneira como os flamingos se posicionam na água. Apenas uma perna na água e o corpo intocável acima da superfície”, explicou o fundador do estúdio, Koen Olthuis, em entrevista ao Dezeen.
Leia mais
>> Casal brasileiro fará viagem de dois anos a bordo, saindo da Austrália em direção ao Rio
>> Sítios arqueológicos submersos de, pelo menos, 7 mil anos são descobertos na Austrália
>> Primeiro museu subaquático do hemisfério sul é inaugurado na Grande Barreira de Corais, na Austrália
O conceito sustentável do modelo não se limita ao telhado que fornece energia solar. Além disso, a embarcação possui um sistema de coleta e purificação de água da chuva que reforça o conceito autossuficiente.
De acordo com o fundador do estúdio de arquitetura, Arkup 75 pode representar uma tendência do futuro. Isso porque, segundo Olthuis, a elevação do nível do mar pode fazer com que os centros urbanos comecem a se desenvolver na água.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Versão totalmente renovada do modelo estará no salão que acontece de 19 a 24 de setembro, no São Paulo Expo
Modelos da Malibu e Axis estarão ao lado de lancha de pesca Boston Whaler, submersível Seabob e prancha com e-foil elétrica
Estaleiro mostrará ao público as aguardados Real 34 Cabriolet e a Real 35 Cabriolet no maior evento náutico da América Latina
Equipamentos capazes de coletar dados a mais de 30 metros de profundidade devem atuar na Antártida por um ano
Experimento reuniu 89 horas de filmagens feitas pela perspectiva da espécie, que percorreu 500 km com os aparelhos acoplados ao corpo