Lembra dela? Arraia Charlotte, que engravidou em aquário só com tubarões, morre de doença rara

Gravidez misteriosa foi interrompida por uma condição rara, que agora tirou a vida do animal

09/07/2024
Foto: Facebook Aquarium & Shark Lab by Team ECCO / Reprodução

Em fevereiro, a equipe do Aquarium and Shark Lab, localizado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, anunciou a suposta gravidez da arraia Charlotte, que só convivia com tubarões em seu recinto — criando um grande mistério para os especialistas. Posteriormente, a raia foi diagnosticada com uma doença reprodutiva e, agora, morreu por suas consequências.

A gravidez de Charlotte havia sido divulgada pelo próprio aquário, que espalhou a notícia com entusiasmo. O chefe da instituição, inclusive, chegou a sugerir que a arraia poderia ter sido fecundada por um tubarão, já que não convivia com raias macho em seu recinto há oito anos.

Foto: Facebook Aquarium & Shark Lab by Team ECCO / Reprodução

A tese ganhou força quando a equipe do aquário começou a notar marcas de mordidas em Charlotte. Isso porque, durante o acasalamento, tubarões machos mordem as fêmeas para se posicionarem.

 

Contudo, um híbrido entre as espécies seria praticamente impossível. Assim, foi descoberto que a realidade por trás da gravidez da arraia Charlotte trazia uma história dramática, que começava com um problema reprodutivo raro.


“Os relatórios mostram que Charlotte desenvolveu uma doença reprodutiva rara, que impactou negativamente seu sistema reprodutivo”, disse a equipe na ocasião.

 

Charlotte, na verdade, engravidou por partenogênese, um fenômeno raro onde células menores se separam dos óvulos da mãe e depois se combinam com o óvulo para gerar a prole. Com a descoberta da doença (nomeada apenas como uma condição rara) a gestação não foi adiante e Charlotte veio a falecer.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Crioula confirma tetracampeonato na Semana de Vela de Ilhabela com campanha perfeita

    Atual tricampeão da classe ORC, TP52 venceu as nove regatas que disputou na 53ª SIVI e fechou a semana com mais um título em Ilhabela

    “Barco escola”: à frente do Bossa Nova, Valéria Ravani abre espaço aos jovens na 53ª SIVI

    Comandante alia competitividade e ensino ao levar jovens da Escola de Vela de Ilhabela para a maior competição oceânica da América Latina

    Veleiro argentino encarou travessia de 9 dias para disputar a Semana de Vela de Ilhabela

    Der Bekannte 2 partiu do Puerto Petunia, em Bariloche, na Argentina, para competir na classe ORC, uma das mais disputadas da SIVI

    Blue Wind defende título da classe Cruiser na Semana de Vela de Ilhabela; conheça a história do barco

    Veleiro completou volta ao mundo há dez anos e segue sendo destaque pela performance nas regatas

    Começa neste sábado (1º) a venda de gasolina com 32% de etanol; entenda os riscos para os barcos

    Decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) gera possíveis riscos técnicos e de segurança no uso do combustível em embarcações