Arrais-Amador é a habilitação mais comum entre os seguidores de TV NÁUTICA. Confira

Por: Redação -
24/03/2021

A última enquete da TV NÁUTICA já tem um resultado! Dessa vez, a pergunta foi simples: “Qual categoria de habilitação náutica você tem?”. Confira o resultado no link e descubra qual foi a alternativa mais votada pelos seguidores de NÁUTICA.

As opções não poderiam ser diferentes. Nós citamos 1) Capitão-Amador, 2) Mestre-Amador, 3) Arrais-Amador, 4) Motonauta e, para quem ainda não faz parte do mundo náutico, 5) Nenhuma.

Com mais um recorde de votação (2 100 votos), os principais habilitados dentre os participantes da votação foram aqueles com Arrais-Amador, totalizando 30% dos votos.

Em segundo lugar, os Mestre-Amadores, com 7% dos votos, e, em terceiro lugar, estão aqueles com a habilitação de Capitão-Amador, com 6%.

Os Motonautas foram os que menos participaram, e totalizaram 2% dos votos. Aqueles sem nenhum tipo de habilitação náutica totalizaram pouco mais da metade dos participantes (55%).

arrais amador

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

E já que a maioria dos participantes são os que possuem Arrais-Amador (habilitação que permite a condução de barcos a remo, vela ou motor nos limites da navegação interior — água doce e águas marítimas abrigadas, como canais e baías), você sabe qual o passo a passo para se habilitar?

A instrutora náutica Ana Paula Silva, que exerce a profissão há 20 anos, deu algumas dicas para quem quer iniciar esse caminho.

Ela explica que o primeiro passo é indiscutível: é necessário fazer o curso teórico de habilitação náutica que dará as bases necessárias dos procedimentos de navegação e de segurança.

arrais amador

Leia também

» Lancha cabinada com flybridge é o tipo favorito para passear, segundo seguidores da TV NÁUTICA

» Enquete: veja o que é fundamental para os seguidores de NÁUTICA em lanchas na faixa dos 40 pés

» FS 290 Wide é escolhida a lancha de proa aberta preferida pelos seguidores de NÁUTICA no YouTube

Em segundo lugar, deve-se realizar a quantidade mínima de aulas práticas exigidas para conquistar o certificado de embarcado — uma declaração comprovando que realizou pelo menos seis horas de aula prática para a categoria de Arrais-Amador e no mínimo três horas de prática para a categoria de Motonauta (condutor de moto aquática).

arrais amador

Depois de inscrito, o passo seguinte é fazer o exame e ter percentual de acertos igual ou superior a 50%. Um detalhe importante: a inscrição no exame para categorias de Arrais-Amador ou Motonauta deve ser feita na Capitania de Portos da própria região, apresentando todos os documentos exigidos e mediante pagamento da taxa.

Com tudo isso feito, o último passo é o mais importante: navegar!

arrais amador

Por Naíza Ximenes sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Fiquem atentos à nossa próxima enquete, que já está no ar! Queremos saber: Você costuma fazer churrasco no seu barco? Clique aqui e responda. 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Primeiro catamarã a hidrogênio dos EUA está pronto para servir como balsa

    Guarda Costeira norte-americana autorizou o início do serviço, que transportará até 75 pedestres por vez pela Baía de São Francisco

    Governo do Rio de Janeiro reduz imposto para fabricantes de embarcações

    Vitória para o setor, incentivo fiscal para o setor náutico reduz de 27% para 7% a alíquota do ICMS para venda de barcos

    Teste Real 40 Cabriolet: lancha se destaca pelo conforto no cockpit, cabine e posto de comando

    Testada nas águas de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, modelo ainda chama atenção pela pilotagem a céu aberto

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho