Arrais-Amador é a habilitação mais comum entre os seguidores de TV NÁUTICA. Confira

Por: Redação -
24/03/2021

A última enquete da TV NÁUTICA já tem um resultado! Dessa vez, a pergunta foi simples: “Qual categoria de habilitação náutica você tem?”. Confira o resultado no link e descubra qual foi a alternativa mais votada pelos seguidores de NÁUTICA.

As opções não poderiam ser diferentes. Nós citamos 1) Capitão-Amador, 2) Mestre-Amador, 3) Arrais-Amador, 4) Motonauta e, para quem ainda não faz parte do mundo náutico, 5) Nenhuma.

Com mais um recorde de votação (2 100 votos), os principais habilitados dentre os participantes da votação foram aqueles com Arrais-Amador, totalizando 30% dos votos.

Em segundo lugar, os Mestre-Amadores, com 7% dos votos, e, em terceiro lugar, estão aqueles com a habilitação de Capitão-Amador, com 6%.

Os Motonautas foram os que menos participaram, e totalizaram 2% dos votos. Aqueles sem nenhum tipo de habilitação náutica totalizaram pouco mais da metade dos participantes (55%).

arrais amador

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

E já que a maioria dos participantes são os que possuem Arrais-Amador (habilitação que permite a condução de barcos a remo, vela ou motor nos limites da navegação interior — água doce e águas marítimas abrigadas, como canais e baías), você sabe qual o passo a passo para se habilitar?

A instrutora náutica Ana Paula Silva, que exerce a profissão há 20 anos, deu algumas dicas para quem quer iniciar esse caminho.

Ela explica que o primeiro passo é indiscutível: é necessário fazer o curso teórico de habilitação náutica que dará as bases necessárias dos procedimentos de navegação e de segurança.

arrais amador

Leia também

» Lancha cabinada com flybridge é o tipo favorito para passear, segundo seguidores da TV NÁUTICA

» Enquete: veja o que é fundamental para os seguidores de NÁUTICA em lanchas na faixa dos 40 pés

» FS 290 Wide é escolhida a lancha de proa aberta preferida pelos seguidores de NÁUTICA no YouTube

Em segundo lugar, deve-se realizar a quantidade mínima de aulas práticas exigidas para conquistar o certificado de embarcado — uma declaração comprovando que realizou pelo menos seis horas de aula prática para a categoria de Arrais-Amador e no mínimo três horas de prática para a categoria de Motonauta (condutor de moto aquática).

arrais amador

Depois de inscrito, o passo seguinte é fazer o exame e ter percentual de acertos igual ou superior a 50%. Um detalhe importante: a inscrição no exame para categorias de Arrais-Amador ou Motonauta deve ser feita na Capitania de Portos da própria região, apresentando todos os documentos exigidos e mediante pagamento da taxa.

Com tudo isso feito, o último passo é o mais importante: navegar!

arrais amador

Por Naíza Ximenes sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Fiquem atentos à nossa próxima enquete, que já está no ar! Queremos saber: Você costuma fazer churrasco no seu barco? Clique aqui e responda. 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Do mar para as ruas: conheça bicicleta feita de plástico retirado do oceano

    Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção

    Iate que pertenceu a líder iugoslavo e ficou submerso por 3 anos vira museu flutuante

    Lendário Galeb, de 385 pés, serviu na Segunda Guerra Mundial, sofreu bombardeio e foi resgatado pelo governo croata

    Capital do agronegócio do Brasil busca novos rumos com o Fórum de Turismo

    Especialista Bianca Colepicolo explica como Sorriso (MT) pode diversificar suas atividades além do agro

    JRG Corp: conheça a empresa que fez bombar o Propspeed no Brasil

    Com operações em mais de 13 países, marca traz soluções em produtos internacionais ao país, além de alavancar marcas nacionais no exterior

    PlanHidro SP: como a maior metrópole do país pretende implementar o transporte aquático

    Ao longo de 30 anos, projeto de R$ 8,5 bilhões deve abranger 180 km de hidrovias urbanas, incluindo rios como o Pinheiros e Tietê