Barco clássico de 96 anos estreia na Refeno

Por: Redação -
09/10/2019
Foto: Tsuey Lan Bozzocchi

O que dá para se fazer de novo quando se tem quase 100 anos? O barco Atrevida, por exemplo, foi lançado ao mar em 1923 e disputará em 2019 sua primeira Refeno. A embarcação irá compor a categoria de Clássicos, que reúne veleiros construídos até 1980. A regata será uma novidade para a maioria da tripulação, que chega ao Recife pela primeira vez.

O Atrevida foi construído em 1923 em Boston, nos Estados Unidos, com o nome de Wildfire. A embarcação foi feita para disputar regatas e conquistou a primeira logo no ano de estreia, a Vincent Ator Cup, em Nova York. O barco ganhou a nomenclatura atual em 1946, ano em que chegou ao Brasil. São 95 pés de comprimento (29 metros), números que o dão o título de maior veleiro de passeio da América Latina

“O Atrevida é um clássico. É um barco lindo e que mantém algumas características bem próximas das originais, como o convés. É claro que várias mudanças foram feitas ao longo dos anos, mas sempre buscando mandar o design original”, explicou o imediato (uma espécie de segundo comandante) Átila Bohm.

Além de ser a primeira Refeno do Atrevida, a 31ª edição marcará também a estreia de cinco dos seis tripulantes na regata. Apenas Átila já fez a travessia até Fernando de Noronha. Ao todo, o velejador participou da competição por dez oportunidades.

“Ter velejadores experientes a bordo é muito importante na Refeno, mas, se você for um bom marinheiro, também consegue disputar a regata. Temos uma boa equipe, com cada um tendo a sua função na travessia”, completou Átila. Além dele, fazem parte da tripulação o comandante Alexandre Ferrari e os velejadores Andre Liedke Gick, Edge Gerdullo, José Carlos Goncalves de Oliveira e Venino Pontes de Mattos Sobrinho.

Desde que atracou em águas brasileiras, a embarcação já possuiu diversos proprietários. O veleiro é feito de madeira, aço e chumbo. Ao todo, são 85 toneladas de peso.

“Por ser um barco muito antigo, ele tem algumas dificuldades de manobras. Como a Refeno é em linha reta, não teremos problemas durante a travessia, mas na largada, sim. Somos muito grandes e encontraremos algumas dificuldades na hora de arrancar”, analisou.

O tamanho do Atrevida sempre impressionou por onde passou. O jornal “Diário Carioca”, do Rio de Janeiro, relatou em 1946 a passagem do barco pelo Recife. O periódico definiu a presença da embarcação pelo porto recifense como “uma grande novidade” para o público.

“Esse barco não deixa nada a desejar em tecnologia a nenhum outro. Desde GPS até cordas, é tudo de última geração. Esperamos fazer uma regata tranquila e chegar em Fernando de Noronha em até 30 horas”, concluiu.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024