Barco totalmente impresso em 3D é novidade produzida por empresa de Dubai
Lancha inspirada em tubarão foi desenvolvida em apenas 6 dias, com plástico de resíduos oceânicos


Se engana quem pensa que impressoras 3D se limitam à produção de utilitários domésticos e bonecos decorativos. Em Dubai, a Inoventive 3D, empresa especialista nesse tipo de impressão, desenvolveu nada menos que uma embarcação. Sim, é isso mesmo: o barco foi totalmente impresso em 3D, a partir do plástico reciclado de resíduos oceânicos.
Estaleiro italiano lança megaiate batizado de “Amor à Vida”
Khalilah à venda: superiate de 162 pés “feito de ouro” tem desconto milionário
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A lancha impressiona não só por ter nascido de uma impressora, mas também pelo tempo que levou para ficar pronta: apenas seis dias e nove horas. Batizado de Cyberfin, o modelo ainda carrega a aparência de um tubarão em seus 10 metros de comprimento, 2,1 metros de largura e 2,7 metros de altura.
Ao todo, a embarcação comporta 10 pessoas e navega com um motor de popa de 200 hp.
Ver esta publicação no Instagram
O feito é tido como “um marco significativo não apenas para a Inoventive 3D, mas para toda a indústria marítima”, como ressalta M. Ali, sócio-gerente da marca. Não à toa.
O barco impresso em 3D supera com folga o tempo de fabricação de embarcações tradicionais — que gira em torno de três a quatro meses, segundo M. Ali.


Com essa inovação, podemos fabricar de 6 a 7 barcos por mês, transformando Dubai em um centro de soluções marítimas impressas em 3D– destaca o sócio-gerente
Além disso, a marca ressalta que o custo de um barco impresso em 3D como o Cyberfin é de aproximadamente um terço, quando comparado a uma lancha convencional. Assim, a novidade teria potencial para se tornar um divisor de águas para compradores preocupados com valores.


Para a empresa, a produção a partir de materiais reciclados vem da busca por minimizar o impacto ambiental, ao passo que visa estabelecer um novo padrão em design marítimo inovador.
O Cyberfin se consolida como o primeiro barco totalmente impresso em 3D pela Inoventive, mas não é o único a nascer da impressora da marca. Antes dele, quem inaugurou esse processo foi o Blue Falcon, uma lancha de estilo offshore também produzida a partir de materiais reciclados. Confira:
Ver esta publicação no Instagram
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Durante escavações, arqueólogos encontraram fragmentos de um navio afundado há cerca de 600 anos
José Eduardo Cury, presidente do estaleiro, revelou detalhes do modelo inédito no Estúdio Náutica. Confira!
Celso Antunes, dealer do estaleiro, revelou novidades que devem chegar em setembro, no São Paulo Boat Show
Animal foi cadastrado em Ubatuba em 2001 e encontrado adulto, desovando em Fernando de Noronha
Palestras foram promovidas pela Revista Náutica durante os nove dias do evento