Barco impresso em 3D vai para a água em viagem inaugural. Veja o vídeo

Por: Redação -
11/01/2021

Os limites da tecnologia se expandiram muito na última década, e na vanguarda dessa expansão estão os recursos da impressora 3D. Essa tecnologia tem sido usada nas indústrias médica, aeroespacial e automotiva. E agora, está entrando em grande estilo na cena náutica. Um grupo da Suécia imprimiu em 3D um barco completo e dão algumas dicas sobre sua primeira viagem.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O barco de uma peça foi lançado em Gotemburgo, Suécia, para determinar a viabilidade de um barco a motor impresso em 3D. A equipe, composta por membros das organizações RISE e Cipax, projetou e imprimiu este barco único. O objetivo deste projeto era fazer barcos customizáveis ​​com baixo custo e prazos curtos.

O modelo, apelidado de Pioner, foi lançada em 16 de dezembro de 2020 no arquipélago da costa oeste da Suécia. Demorou apenas três dias para o barco ser construído, e isso estava acontecendo em um ritmo cauteloso.

Em primeiro lugar, existe a população civil que anseia por pôr as mãos nestas embarcações fáceis de fazer. Mas com baixa sobrecarga e tempos de produção rápidos, também há uma série de outros grupos que estão interessados ​​nos barcos, como a polícia, o corpo de bombeiros e as forças armadas. Esses grupos procurariam adicionar opções personalizáveis ​​ao Pioner, como suportes de extintores de incêndio e instalações de equipamentos de mergulho.

LEIA MAIS

>> Startup italiana apresenta lancha de fibra de vidro impressa em 3D

>> Vídeo mostra produção de barco pela maior impressora 3D do mundo

>> Lancha feita na maior impressora 3D do mundo é testada na água

Uma das chaves deste projeto, e para avançar uma das chaves para os grupos municipais e militares interessados ​​nos barcos, é a possibilidade de customizar embarcações. Outro interesse é que os custos de reprodução não vão disparar por esses barcos serem feitos sem moldes.

O grupo ainda tem um longo caminho a percorrer com seu barco impresso em 3D, mas eles estão fazendo um progresso significativo. Alguns dos obstáculos que eles ainda precisam enfrentar envolvem a capacidade do barco de permanecer flutuando enquanto está cheio de água, o que o Pioner mal consegue fazer.

Além disso, devido à natureza do plástico usado no processo de impressão 3D, o barco em si é mais denso que a água. Isso significa que antes de entrar no mercado, alguns elementos de flotação devem ser adicionados a ele. Mas esses desafios não irão parar a equipe da RISE, que caminha para estar na vanguarda da indústria de manufatura de aditivos.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta sexta-feira (3) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Na belíssima Marina da Glória, "Mergulho Day" terá quatro nomes de peso falando sobre a prática

    Rio Boat Show 2024: assista à transmissão ao vivo do sexto dia!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Desfile de Barcos promete iluminar as águas do Rio Boat Show na noite desta sexta-feira (3)

    Destaques dos estaleiros navegarão na passarela náutica em espetáculo recheado de luzes e música ao vivo

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha de 16,6 pés sai a partir de R$ 147 mil