Startup italiana apresenta lancha de fibra de vidro impressa em 3D


Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.
A italiana Moi Composites está aproveitando o Genoa Boat Show para apresentar sua lancha de fibra de vidro impressa em 3D. MAMBO (Motor Additive Manufacturing Boat) foi construído usando a nova tecnologia de fabricação contínua de fibra da startup italiana, de acordo com um comunicado à imprensa.
Guiado por um algoritmo generativo, a técnica deposita fibras contínuas em uma resina termoendurecível para produzir um material que tem a resistência e durabilidade da fibra de vidro tradicional, mas é muito mais fácil de moldar e economizará tempo e dinheiro.
Para mostrar a nova tecnologia, a Moi Composites a utilizou para produzir um barco com design marcante. O MAMBO mede 21,5 pés de comprimento e pouco mais de 2,5 metros de largura e traz muita originalidade. A embarcação tem casco coberto por linhas orgânicas e fluidas de frente para trás que lembram o Corvette de terceira geração.
Leia também
» Tour virtual: como será o São Paulo Boat Show 2020?
» São Paulo Boat Show 2020 implementará fortes medidas de segurança contra Covid-19
» Vem aí o São Paulo Boat Show 2020 em um lugar inédito!
Além de seu casco curvilíneo, o barco metálico é equipado com piso de cortiça, assentos de couro branco, um sistema de navegação de alta tecnologia e um motor de 115 hp.
A Moi Composites acredita que sua tecnologia 3-D tornará conceitos antes improváveis como o MAMBO uma realidade mais comum. “A criatividade de muitos designers hoje é reprimida devido a vários fatores: tecnológicos, limites geométricos ou custos de produção”, disse a startup em um comunicado. “E são inúmeros os projetos dignos de nota, destinados a permanecerem representações magníficas para sempre. No entanto, com a tecnologia CFM, esses projetos podem se tornar reais”.
O MAMBO estará em exibição no Genoa Boat Show até esta terça-feira, 6, encerramento do salão náutico. Embora a Moi Composites não tenha anunciado planos para colocar o modelo em produção, pode-se esperar que algum fabricante de barcos veja o vasto potencial da impressão 3-D para o futuro do design de barcos.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cidade dispõe de insfraestrutura de ponta e conta com um clima tropical durante todo o ano
Projeto de Lei agora segue para análise no Senado
Novo capítulo da saga em parceria com a Yanmar traz blocos de gelo, baleias, pinguins e paisagens de tirar o fôlego
Ecossistema autossustentável "Nemo’s Garden" é tido como o primeiro do tipo no mundo. Conheça
Relatório inédito revela impactos em populações ao redor do mundo e cobra por justiça nuclear