Projeto de biblioteca flutuante na Floresta Amazônica visa construção sustentável e educação ambiental

Por: Redação -
21/05/2020

O Atelier Marko Brajovic divulgou recentemente o projeto de uma Biblioteca Comunitária Flutuante no lago Mamori, na Floresta Amazônica. Desenvolvido em estreita colaboração com a comunidade local, o projeto pretende se tornar uma referência para a construção sustentável e educação ambiental.

O lago Mamori tem uma população de cerca de dois mil habitantes, muitas delas crianças, que vivem ao longo de sua extensa margem. Depois de quase duas década de pesquisas e experimentações em design e arquitetura com um forte relacionamento com a comunidade local (no workshop do Architectual Association Visiting School Amazon), a equipe envolvida no projeto descobriu que os principais problemas locais estão diretamente relacionados a tecnologias e materiais de construção industrializados.

 

LEIA TAMBÉM
>> NÁUTICA Live #2: quais os impactos do COVID-19 no setor de marinas e iates clubes?>> Posso ou não navegar? Autoridades apontam soluções durante NÁUTICA Live
>> Azimut Yachts apresenta versão 2020/2021 de iate de 83 pés

O uso de tais materiais e técnicas de construção introduzidos de fora resultaram em novas tipologias arquitetônicas que não atendem às condições climáticas, desgastando a qualidade de vida da cultura local. “Nosso projeto apresenta um protótipo de arquitetura experimental com uso de materiais locais e reciclados”, acrescentam os arquitetos.

O projeto tem também como objetivo se tornar uma referência para a construção sustentável e educação ambiental. A infraestrutura simples, porém eficaz, abriga uma biblioteca para crianças e adultos com uma seleção de livros relacionados à preservação cultural e natural, ecologia, tratamento de resíduos sólidos e reciclagem. A biblioteca será administrada localmente pela líder feminina da comunidade e atualizado com livros da ONG Vaga Lume, que começará já com uma doação do primeiro ano de 200 livros e, a cada ano, um novo suprimento de 100 livros.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti