Brasileiro de Optimist, em Ilhabela, conta com palestra de Robert Scheidt na programação

Por: Redação -
08/01/2019

Tradicional competição do calendário nacional, o Campeonato Brasileiro de Optimist terá em 2019 uma atração dourada. O bicampeão olímpico Robert Scheidt estará ao lado de Bruno Prada, seu companheiro na conquista de duas medalhas na classe Star, na próxima quinta-feira, dia 10, para um bate-papo com as crianças participantes da competição, na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela. As primeiras regatas do evento estão marcadas para esta terça-feira, dia 8, a partir de 13h.

A conversa com Robert Scheidt faz parte da programação do projeto “Conhecendo Novas Velas”, organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) com investimento do Grupo Energisa, patrocinador oficial da Vela Jovem. O principal objetivo é oferecer suporte aos jovens velejadores e velejadoras no momento de transição da Optimist para as embarcações da Vela Jovem.

“A Optmist é uma classe com muita tradição do Brasil, uma classe formadora, e por isso é muito importante uma competição como o Campeonato Brasileiro. A integração entre as crianças é bacana, pois passam a conhecer garotos e garotas de outros estados, até de outros países, e fazem novas amizades. Além disso, viajam para um lugar diferente para enfrentar situações que normalmente não vivem nos locais onde estão habituados a velejar”, diz Robert, que vai acompanhar ao longo da semana a participação do filho Erik na categoria estreante da competição.

“Por ser a classe inicial no esporte, onde se descobrem os talentos, a Optimist contribui para a formação do atleta e ainda ensina disciplina, espírito competitivo e respeito com o meio ambiente”, explica Ricardo Botelho, presidente Grupo Energisa

LEIA TAMBÉM
>>Schaefer Yachts constrói iate adaptado para pessoas com necessidades especiais
>>MCP Yachts lança iate em alumínio que une beleza e modernidade
>>Mercury Marine celebra 80 anos em 2019 com eventos globais

Na vela, a classe Optimist é a porta de entrada, já que se trata de uma embarcação de pequeno porte, para crianças de até 60kg. Porém, a fim de se preparar melhor para as classes olímpicas, os adolescentes precisam antes passar pelos barcos de Vela Jovem.

Por isso, além do bate-papo, haverá uma clínica para os atletas experimentarem barcos das classes 420, Snipe, Laser, Hobie Cat 16, RS:X e 29er. A atividade terá a supervisão de Juan Ignácio Sienra, coordenador técnico da Vela Jovem da CBVela.

“Esse momento de passagem da Optimist para as classes da Juventude é crucial na formação dos velejadores. É fundamental que os atletas tenham a oportunidade de conhecer na prática as embarcações e ver como se adaptam a cada uma delas. O nosso objetivo é ampliar o número de velejadores interessados em seguir no esporte e eventualmente chegar ao alto rendimento”, afirma Juan Ignácio Sienra.

O Campeonato Brasileiro de Optimist terá disputas por equipes e individuais, com regatas previstas até o próximo dia 15. A competição é organizada em conjunto pela Associação Brasileira da Classe Optimist, Confederação Brasileira de Vela, Federação de Vela de São Paulo (Fevesp) e Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Colapso de 90% dos caranguejos-das-neves pode ter influência humana, segundo pesquisa

    Segundo pesquisa pelo NOAA, a "borealização" causada pelos humanos aumentou a temperatura das águas do Ártico; entenda

    Ricci Boat apresentará cursos de serviços náuticos no São Paulo Boat Show 2024

    Especialista em higienização e detalhamento de embarcações estará no salão paulista de 19 a 24 de setembro

    Em Salvador, Congresso Internacional Náutica discutiu força do turismo náutico

    Evento reuniu em torno de 100 pessoas, entre autoridades e especialistas do setor, e destacou a importância do fomento ao turismo náutico na Bahia

    Arieltek levará seis soluções eletrônicas para barcos ao São Paulo Boat Show 2024

    Empresa apresentará ao público do maior evento náutico da América Latina produtos que vão de luminárias a painéis de controle

    Novos infláveis da Flexboat serão apresentados no São Paulo Boat Show

    Menos de um ano após incêndio atingir fábrica do estaleiro, marca volta com novidades ao salão que acontece de 19 a 24 de setembro