Certificação da ABNT para embarcações já contemplou mais de 1,5 mil barcos
Selo visa aprimorar os padrões de qualidade e segurança de embarcações de recreio

Navegando longe da crise, o setor náutico faturou bem mesmo durante a pandemia. Segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), isso se deu pelo interesse dos brasileiros por opções de recreação seguras e ao ar livre.
Quer morar em um navio? Cruzeiro ao redor do mundo custa US$ 30 mil ao ano
Compre seu ingresso para o Rio Boat Show 2023
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Para garantir a segurança na construção dessa demanda crescente de barcos, foi criado o Programa de Certificação de Embarcações. Fruto da parceria entre a Acobar e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Selo Acobar/ABNT já foi entregue a mais de 1,5 mil barcos nos últimos cinco anos.
Lançado em 2018, o programa trata-se de uma certificação para embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro, com comprimento de 16 (4,88m) a 78 pés (23,77m).
Fundamentado em requisitos constantes da Norma ABNT NBR 15574 , dezesseis Normas ISO e Normas da Marinha Brasileira, os critérios da certificação foram elaborados pela ABNT e Acobar, visando o aprimoramento dos padrões de segurança e qualidade.
Como funciona a Certificação da ABNT para embarcações
Os estaleiros que constroem seus produtos solicitam a Certificação e são submetidos à auditoria da ABNT. Se todos os requisitos forem atendidos, os estaleiros recebem o certificado e cada embarcação recebe o seu Selo de Conformidade, como forma de informar o público consumidor.
Dentre os requisitos estão: materiais de construção e sistemas de propulsão, de combustível e água, elétrico, de governo e flutuação. Vale ressaltar que as práticas de gestão do estaleiro também são auditadas.
“A Certificação agrega vantagem competitiva ao estaleiro, porque promove a otimização da gestão e dos processos internos relacionados à fabricação de embarcações, além de fortalecer a expansão do segmento no país, estimulando a ética e a cultura náutica”, explica Mario William Esper, presidente da ABNT.
Para José A. Galizio Neto, presidente da Intech Boating (fabricante de Santa Catarina), a certificação reflete o compromisso ético dos estaleiros com o mercado. “Desde o lançamento oficial do programa em 2018, buscamos manter toda nossa linha certificada”, afirma o empresário.
Estaleiros interessados na Certificação ou quem deseja conhecer todas as etapas do processo podem entrar em contato com a ABNT pelo e-mail [email protected].
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
As "ondinhas" formadas pelos barcos parecem inofensivas, mas são perigosas
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Equipamento pode ter diferentes formas e adequações; saiba qual faz mais sentido para o seu barco
As obras poéticas de Aude Bourgine pretendem despertar admiração pela natureza e o desejo de protegê-la
Local foi inundado há 64 anos para a construção da barragem hidrelétrica e hoje recebe mergulhadores