Certificação da ABNT para embarcações já contemplou mais de 1,5 mil barcos
Selo visa aprimorar os padrões de qualidade e segurança de embarcações de recreio


Navegando longe da crise, o setor náutico faturou bem mesmo durante a pandemia. Segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), isso se deu pelo interesse dos brasileiros por opções de recreação seguras e ao ar livre.
Quer morar em um navio? Cruzeiro ao redor do mundo custa US$ 30 mil ao ano
Compre seu ingresso para o Rio Boat Show 2023
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Para garantir a segurança na construção dessa demanda crescente de barcos, foi criado o Programa de Certificação de Embarcações. Fruto da parceria entre a Acobar e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Selo Acobar/ABNT já foi entregue a mais de 1,5 mil barcos nos últimos cinco anos.
Lançado em 2018, o programa trata-se de uma certificação para embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro, com comprimento de 16 (4,88m) a 78 pés (23,77m).
Fundamentado em requisitos constantes da Norma ABNT NBR 15574 , dezesseis Normas ISO e Normas da Marinha Brasileira, os critérios da certificação foram elaborados pela ABNT e Acobar, visando o aprimoramento dos padrões de segurança e qualidade.
Como funciona a Certificação da ABNT para embarcações
Os estaleiros que constroem seus produtos solicitam a Certificação e são submetidos à auditoria da ABNT. Se todos os requisitos forem atendidos, os estaleiros recebem o certificado e cada embarcação recebe o seu Selo de Conformidade, como forma de informar o público consumidor.
Dentre os requisitos estão: materiais de construção e sistemas de propulsão, de combustível e água, elétrico, de governo e flutuação. Vale ressaltar que as práticas de gestão do estaleiro também são auditadas.
“A Certificação agrega vantagem competitiva ao estaleiro, porque promove a otimização da gestão e dos processos internos relacionados à fabricação de embarcações, além de fortalecer a expansão do segmento no país, estimulando a ética e a cultura náutica”, explica Mario William Esper, presidente da ABNT.
Para José A. Galizio Neto, presidente da Intech Boating (fabricante de Santa Catarina), a certificação reflete o compromisso ético dos estaleiros com o mercado. “Desde o lançamento oficial do programa em 2018, buscamos manter toda nossa linha certificada”, afirma o empresário.
Estaleiros interessados na Certificação ou quem deseja conhecer todas as etapas do processo podem entrar em contato com a ABNT pelo e-mail [email protected].
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Em Nazaré, durante etapa da WSL Wave Challenge, Michelle des Bouillons encarou uma onda do tamanho de um prédio de sete andares
Modelo ao estilo “semichato” é uma das grandes novidades do estaleiro, que apresentará ainda outras 8 embarcações no evento
O australiano Eric Marsh é o participante mais velho da Mini Globe Race, regata que teve parada em Recife, no Brasil, em fevereiro
Iniciativa de conservação que soma mais de 35 anos recebeu a honraria no ITB Earth Award, uma das premiações mais prestigiadas do setor
Pedro Bittencourt, dono do estaleiro Pointter Mar, embora totalmente cego, participou de cada etapa da contrução da nova Pointter 155 Easy Ride. Salão será de 11 a 19 de abril, na Marina da Glória




