Certificação da ABNT para embarcações já contemplou mais de 1,5 mil barcos

Selo visa aprimorar os padrões de qualidade e segurança de embarcações de recreio

27/03/2023

Navegando longe da crise, o setor náutico faturou bem mesmo durante a pandemia. Segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), isso se deu pelo interesse dos brasileiros por opções de recreação seguras e ao ar livre.

Para garantir a segurança na construção dessa demanda crescente de barcos, foi criado o Programa de Certificação de Embarcações. Fruto da parceria entre a Acobar e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),  o Selo Acobar/ABNT já foi entregue a mais de 1,5 mil barcos nos últimos cinco anos.

 

Lançado em 2018, o programa trata-se de uma certificação para embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro, com comprimento de 16 (4,88m) a 78 pés (23,77m).

 

Fundamentado em requisitos constantes da Norma ABNT NBR 15574 , dezesseis Normas ISO e Normas da Marinha Brasileira, os critérios da certificação foram elaborados pela ABNT e Acobar, visando o aprimoramento dos padrões de segurança e qualidade.

Como funciona a Certificação da ABNT para embarcações

Os estaleiros que constroem seus produtos solicitam a Certificação e são submetidos à auditoria da ABNT. Se todos os requisitos forem atendidos, os estaleiros recebem o certificado e cada embarcação recebe o seu Selo de Conformidade, como forma de informar o público consumidor.


Dentre os requisitos estão: materiais de construção e sistemas de propulsão, de combustível e água, elétrico, de governo e flutuação. Vale ressaltar que as práticas de gestão do estaleiro também são auditadas.

 

“A Certificação agrega vantagem competitiva ao estaleiro, porque promove a otimização da gestão e dos processos internos relacionados à fabricação de embarcações, além de fortalecer a expansão do segmento no país, estimulando a ética e a cultura náutica”, explica Mario William Esper, presidente da ABNT.

 

Para José A. Galizio Neto, presidente da Intech Boating (fabricante de Santa Catarina), a certificação reflete o compromisso ético dos estaleiros com o mercado. “Desde o lançamento oficial do programa em 2018, buscamos manter toda nossa linha certificada”, afirma o empresário.

 

Estaleiros interessados na Certificação ou quem deseja conhecer todas as etapas do processo podem entrar em contato com a ABNT pelo e-mail [email protected].

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vokan apresenta serviço de seguros náuticos no Marina Itajaí Boat Show 2024

    A corretora estará presente no evento, que acontece entre 4 e 7 de julho, em Santa Catarina

    Estofados náuticos da Agroquímica estarão no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estande terá opções da marca Kelson's para todos os gostos no salão que acontece de 4 a 7 de julho

    Yachtmax leva Ferretti 720 ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Representante da Ferretti e Okean no Brasil estará com dois barcos no evento náutico, de 4 a 7 de julho

    Gravidez misteriosa de arraia que convivia só com tubarões foi solucionada

    Charlotte apareceu grávida em fevereiro em aquário nos EUA, mas não dividia o recinto com arraia macho

    Yamaha terá jets e motores no Marina Itajaí Boat Show 2024; confira modelos

    Quatro WaveRunners e motores de popa vão compor o estande da marca no salão, que acontece de 4 a 7 de julho