Intech Boating recebe auditores para renovar Certificação ABNT-Acobar

Por: Redação -
29/07/2022

A Intech Boating recebeu, na última semana, os auditores da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, para renovação de sua Certificação ABNT-Acobar, com o objetivo de atestar a eficiência na construção de embarcações e aprimorar os padrões de qualidade e segurança.

O programa de certificação, que foi lançado em 2018 pela ABNT em parceria com a ACOBAR – Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos, visa evidenciar os critérios de construção das embarcações produzidas no Brasil e estabelece importantes requisitos que foram aperfeiçoados seguindo padrões internacionais de construção, com o objetivo de conferir credibilidade ao barco brasileiro em qualquer lugar do mundo.

Na foto, gestores e coordenadores da Intech Boating com os auditores da ABNT Luiz Carlos Martins Timbó e Cláudio Rogério Ferreira de Araújo

VEJA TAMBÉM:
>> Aproveite 15% de desconto nos ingressos do São Paulo Boat Show

A certificação está diretamente relacionada aos procedimentos e cuidados tomados durante a construção de uma embarcação, assim como à segurança das pessoas envolvidas na produção e também as que utilizam a embarcação e no cuidado com o meio ambiente.

Desde 2019, quando conquistou a certificação pela primeira vez, a Intech Boating foi uma grande defensora da importância dos estaleiros aderirem ao programa. “A Certificação é um compromisso ético dos estaleiros com o mercado. Além de trazer credibilidade para o usuário, por ele ter a segurança em saber que o seu barco foi construindo dentro de regras e padrões internacionais pré-estabelecidos, o proprietário ainda tem seu patrimônio valorizado para o mercado náutico em geral, como prestadores de serviço e seguradoras. É um passo fundamental para a profissionalização do mercado, atestando que os estaleiros nacionais têm conhecimento e capacidade para produzir e entregar barcos com qualidade superior, podendo concorrer de igual para igual em qualquer mercado”, relata José A. Galizio Neto, Presidente da Intech Boating.

Os estaleiros que constroem seus produtos de acordo com a norma técnica solicitam a Certificação e são submetidos a auditoria da ABNT, que encaminha uma equipe altamente capacitada para realizar a auditoria.

O processo inclui um completo checklist, que foi criado baseado em 14 Normas ISO internacionais, em normas nacionais, além das normas da Marinha do Brasil (NORMAN) e envolve a verificação de materiais de construção, sistemas de propulsão, de combustível e água, esquemas elétrico, de governo e flutuação, além da análise de processos internos e documentação.

Se atendidos todos os requisitos relacionados, a linha/modelo de embarcação recebe o Certificado e o Selo de Conformidade para ser colocado em local visível em cada embarcação, como forma de informar o público consumidor. Os Selos são unitários, específicos para cada embarcação, com o propósito de total rastreabilidade.

“Tenho muito orgulho de dizer que a Intech Boating foi o primeiro estaleiro no Brasil a ter toda a sua linha certificada”.

José A. Galizio Neto, Presidente da Intech Boating

“A Certificação agrega não só aos estaleiros que se submetem a auditoria, mas ao mercado náutico como um todo. Os critérios verificados acabam por validar o trabalho que vem sendo realizado, além de identificar e fomentar pontos de melhoria dentro do estaleiro. Externamente, o maior benefício é o compromisso ético e de transparência que firmamos com o mercado e a vontade nossa, como estaleiro brasileiro, em difundir uma cultura náutica mais profissional”, complementa Neto.

A meta futura da Acobar é desenvolver um processo junto à Capitania dos Portos, para que somente sejam registradas na Capitania as lanchas e embarcações que possuam o Selo de Certificação ABNT. A Acobar também já trabalha em parceria com a ABYC (American Boat and Yacht Council), com o intuito de padronizar e oficializar para o mercado internacional as características brasileiras de navegação e construção de barcos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano