Terceiro porta-aviões da China está em construção e entrará em serviço em 2025


As novas imagens do Type 003, o terceiro porta-aviões da China, foram divulgadas e prometem lançamento ainda para o ano de 2021. Com proposta super diferenciada dos dois anteriores, a expectativa é de que ele entre em serviço naval por volta de 2025.
Por enquanto, a promessa é de que o Type 003 tenha um deslocamento muito maior que os modelos anteriores, além de ser equipado com catapultas eletromagnéticas para lançar os aviões.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
A propulsão, por outro lado, deve permanecer convencional: caldeiras de óleo movendo turbinas a vapor. O navio, que está sendo construído em blocos na cidade de Xangai, terá comprimento de 315 metros, largura de 76 metros, deslocamento de 85 mil toneladas e velocidade de mais de 30 nós.

Como o Type 003 está sendo construído em blocos, uma vez que ficarem prontos, a montagem final levará muito menos tempo que os navios anteriores. O próximo passo é a transportadora fazer o processo de instalação de equipamentos (como radar e sensores), realizar testes em terra firme, para, em seguida, testá-lo no mar.
Leia também
» Marinha chinesa adiciona 200 ancoradouros ao porto de Sai Kung
» EUA mostram que os boat shows presenciais estão de volta e atraindo grande público
» Atualização no canal de Suez: cargueiro volta a flutuar e tráfego é liberado

Esses testes, por sua vez, podem levar cerca de 2 anos — por isso a data prevista de entrega final para 2025. Enquanto esse momento não chega, a expectativa (compartilhada pela emissora estatal chinesa China Central Television) é de que a estreia pública aconteça ainda este ano, como prometido.
Song Zhongping, um especialista militar chinês e comentarista de TV, disse que a construção dos blocos está concluída e tudo o que resta é a conclusão da montagem no banco dos réus.

A implantação do sistema de catapultas eletromagnéticas foi a substituição do método de salto de esqui, usado nos atuais porta-aviões chineses atuais.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estudo revela mudança de comportamento por redução de peixes limpadores em estações de limpeza do oceano
Representante da fabricante canadense BRP é presença confirmada no evento que acontece de 3 a 6 de julho
Durante a Idade do Bronze, povo enigmático povoou a Bacia do Tarim, na China, e se destacava pelas práticas funerárias. Conheça
Empresa é especializada em produtos náuticos tecnológicos e traz ao Brasil marcas consagradas no exterior. Salão acontece de 3 a 6 de julho
Nas águas geladas da Antártica, saga em parceria com a Yanmar passa por contaminação no diesel, cratera vulcânica e mudança de rota