Conheça o To Tok, a exclusiva mistura de lancha e iate à venda no Brasil

Iate de 83 pés oferece nível de conforto só encontrável em barcos bem maiores que ele

19/06/2023

Lançado há três anos e apontado como um dos barcos mais exclusivos entre os que navegam atualmente em Angra dos Reis e, consequentemente, em águas brasileiras, o iate To Tok — um misto de lancha e iate, de 25,30 metros, ou 83 pés — está procurando um novo dono.

O iate To Tok é a embarcação que estrela o mais novo episódio de Barcos Incríveis, série exclusiva do Canal Náutica.

 

Como principais atrativos, o To Tok oferece um nível de conforto tanto na cabine como no cockpit e no flybridge só encontrável em barcos bem maiores que ele. O seu salão, por exemplo, tem espaço equivalente ao de um iate de 100 pés. A mesa de refeições tem lugares para oito pessoas e o sofá de bombordo tem nada menos que cinco metros de comprimento.

Poucas embarcações de 83 pés oferecem tanto aconchego. Mérito do projeto, que leva a assinatura de um dos arquitetos navais mais respeitáveis do planeta: o americano Tom Fexas. A equipe do escritório Fernando de Almeida Yacht cuidou do design, irretocável, e Jorge Nasseh, da laminação.

 

 

Por todos os aspectos, o iate To Tok é um barco único, ou one-off, termo utilizado para designar um bem de produção limitada a uma única unidade, personalizada, feita sob a supervisão do cliente.

No caso dessa embarcação, o cliente é um empresário e navegador detalhista, daqueles que sabem que o mar não tolera um milímetro de erro. Por isso, ele exigiu otimizações hidrodinâmicas, além de muito volume interno para receber a família e os amigos com maior conforto. Consequentemente, todos os pedidos foram atendidos.

É um iate para quem sonha com longas travessias, mas nem de longe quer os desconfortos de cômodos apertados, nem a insegurança de uma aventura além dos limites do casco – Guilherme Kodja, consultor técnico

O To Tok é também um dos barcos mais requintados do país. Para preencher seus ambientes limpos e elegantes, os projetistas usaram e abusaram de elementos exclusivos, como sofás, mesas, cortinas de acionamento elétrico e até portas de grifes italianas.

Tudo no iate To Tok foi feito na medida certa: elegante sem ser exagerado e, ao mesmo tempo, confortável sem cair na ostentação.

 

São quatro suítes refinadas, onde a altura fica na casa dos 2,00 metros, e um salão imenso, com pé-direito de 2,20 metros e generosíssimo espaço livre para circulação — e que esbanja categoria.


A área operacional fica à ré da grande sala, a boreste. Além da casa de máquinas, da lavanderia e de dois camarotes para três tripulantes, é lá que fica a completíssima cozinha do barco, com 1,95 m de altura, um truque tirado da cartola pelo projetista para conseguir aquele espaço no salão.

Outro ponto de destaque dessa embarcação de 83 pés (com 5,80 metros de boca máxima) é o flybridge. Simplesmente gigantesco, o espaço tem sofás, cozinha toda equipada (incluindo uma churrasqueira elétrica) e cadeiras móveis para tomar sol.

Todo o piso revestido de madeira teca e capota T-Top chamam atenção pelo espaço livre: não há móveis fixos no meio, impedindo a circulação dos privilegiados passageiros.

 

Os postos de comando interno e no fly, com poltronas altamente ergonômicas, contam com todas aquelas modernidades: joystick, propulsores de manobra bow thruster (de proa) e stern thruster (de popa), saídas USB e telas de 15 polegadas para os eletrônicos.

Há ainda um posto de comando na popa, exclusivo para as manobras de atracação. Por sua vez, a plataforma de popa, submersível, assemelha-se a um beach-club, com muita área de lazer.

O beach club do iate To Tok serve como solário para os adultos ou trampolim para as crianças, já que está a um passo da água. Quando, porém, não está sendo usado para lazer, funciona como garagem para um tender de 4,20 metros, para seis pessoas — que, por sinal, tem motor hidrojato a diesel.

Nos dois bordos, escadas com degraus confortáveis e enormes dão acesso à praça de popa. Nesse mesmo espaço, há um toldo de acionamento elétrico e que cobre a área, para ainda mais conforto dos passageiros.

No entanto, se os ventos soprarem a mais de 20 nós, um sensor faz com que esse toldo seja recolhido automaticamente. Bem, volume, conforto, classe e estilo, a gente sabe que essa embarcação de 83 pés tem.

Com seus dois motores Caterpillar C 32 de 1826 hp cada, com eixo e pé-de-galinha e apenas 350 horas de uso, o iate To Tok correspondeu plenamente às expectativas de navegar nas águas paradisíacas de Angra dos Reis.

Na melhor passagem, alcançou 31 nós de velocidade máxima, com 24 nós de cruzeiro rápido. E olha que estava com todos os tanques praticamente cheios, tanto de combustível (capacidade de 5.000 litros de diesel) como de água (3.000 litros).

Além disso, ao cortar as ondas, o barco praticamente ignorou todas as oscilações e, nas manobras, com o casco em V equilibrado, fez curvas fechadas e praticamente não adernou, mesmo com todo o leme em uso.

Enfim, um grande casco para quem preza a navegação, mas não quer abrir mão de oferecer à família um nível de conforto compatível com o que tem em terra firme. A boa notícia é que ele se encontra em Angra, à espera de um novo dono.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos

    NÁUTICA Talks: velejador Silvio Ramos palestra sobre "cruzeiro dos sonhos" no rio Amazonas

    Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Governo abre inscrições para curso gratuito de Condutor de Turismo Náutico

    Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense