Como não desanimar da construção de um barco no meio do caminho?
Planejou, começou, avançou e... parou? Retome a produção da sua embarcação com essas dicas


Quem acompanha a série “Construção do Veleiro Bravura“, no Canal Náutica do YouTube, certamente já se perguntou em algum momento: “como ele não desistiu até agora?” A série mostra a jornada de um construtor amador na produção de um barco a vela do zero.
A corrosão atacou o barco? Saiba como tratar
Quanto dura um anodo? Saiba o momento de trocar o anodo de sacrifício
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Assim como na série, quem se propõe a cumprir essa tarefa árdua está disposto a enfrentar desafios em vários sentidos. Afinal, para construir uma embarcação, é preciso de muitos recursos — onde o dinheiro é apenas um deles.


Tempo, coragem, disposição, preparo… Tudo isso exige demais do construtor, que pode eventualmente desistir do projeto, mesmo com ele já em andamento. Mas, quando a vontade de largar tudo bater, o que fazer?
O segredo está no planejamento da construção do barco. Primeiro, escolha um bom projeto e pesquise muito bem o assunto, antes de começar a obra. Assim, você evitará dor de cabeça e estará preparado para o que vier pela frente.


Depois, durante a produção, faça alterações no desenho original apenas se o projetista autor da criação for consultado — porque só ele saberá dar alternativas certeiras para o objetivo desejado. Ou seja: sem inventar nada da sua cabeça.
Por fim, deve-se ter em mente que a parte mais cara da construção amadora de qualquer barco vem só depois de terminado o casco. Portanto, reserve fôlego e bolso para isso.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema
"Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco
Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa
Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30
Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia




