Da quilha ao motor: Veleiro Bravura avança para a reta final da construção na parceria com Yanmar
O 15º episódio da série mostra Angelo Guedes em um sprint decisivo marcado por grandes avanços e desafios nos bastidores da construção


Quem acompanha a Construção do Veleiro Bravura no Canal Náutica do YouTube tem visto o barco tomando cada vez mais forma. Apesar de tanto já feito, Angelo Guedes ainda tem uma série de desafios para finamente velejar. O 15º episódio da saga, que vai ao ar às 20h desta quarta-feira (12), é marcado por importantes avanços na finalização estrutural, pela chegada do motor Yanmar e pela mudança de local da embarcação.
Veleiro Bravura: Angelo decide o nome do barco, se emociona e leva choque
Mãos à obra: Angelo exibe talento de marcenaria na construção do veleiro Bravura
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A esse ponto, Angelo se assemelha a um maratonista que, após completar a maior parte da corrida (construção do casco), recebe novos equipamentos (motor, guincho), mas precisa parar no pit stop (a “nova oficina”) para um último ajuste (acabamentos, hidráulica e elétrica) antes do sprint final rumo à linha de chegada (o tão esperado lançamento na água).


Um dos pontos altos do novo episódio foi o preenchimento, pintura e instalação da quilha — que pesa mais que uma tonelada (ou 1.150 kg “de pura emoção”) — em um processo que foi remodulado e usou guincho elétrico ao invés de catracas manuais e pistões hidráulicos. Embora trabalhoso, o resultado deu certo e ainda custou cerca de 20% a menos do que o valor esperado por Angelo.


A quilha foi encaixada e alinhada unicamente por Angelo, que utilizou o guincho e alavancas em um processo de muitos “vai e vem”. O equipamento, no entanto, foi mantido recolhido por segurança, afinal, seu uso acontecerá, de fato, apenas quando o veleiro já tiver navegado o Rio Paraná e for para o mar.


O novo episódio também mostra a chegada e o início da preparação do motor Yanmar 3JH40. O equipamento foi levado a um torneiro mecânico para algumas adaptações na flange e na junta homocinética para garantir que o eixo do hélice fique bem firme e adequado uma vez que o motor for instalado.


Além disso, capítulo mostra a chegada de outros equipamentos, como a âncora, o guincho da âncora, bombas de porão, uma bomba pressurizada para água doce, o fogão e a cuba dupla para a cozinha. O episódio ainda mostra avanços — e alguns desafios — que aconteceram no interior do Bravura.
Entre os avanços, estão o revestimento de algumas estruturas com isopor e placas de ACM branco fosco, o início da montagem de alguns cômodos e as últimas soldas da embarcação. Já o desafio na verdade foi um erro de um fornecedor, que enviou uma das chapas de ACM em cor errada, o que mudou um pouco dos planos de Angelo, mas não interrompeu o processo.


O 15º episódio da saga mostra a remoção do Veleiro Bravura até o local da “nova oficina”. A logística de transporte revelou momentos de medo e tensão, mas foi concluída com sucesso. Com um guindaste, o barco foi içado para uma carreta e estacionado em um local em Porto Rico, às margens do Rio Paraná, que se tornou a nova oficina de Angelo.


O episódio também acompanha o início dos estudos do construtor para tirar a carteira de Mestre Amador. Afinal, a documentação do Bravura vinha sendo feita para mar aberto, tornando necessária habilitação compatível — ainda que o objetivo de Angelo seja navegar inicialmente no Rio Paraná.


Agora cada vez mais próximo da chegada, o maratonista se mostra bastante empolgado para ver o barco pronto. Assista!
Impulsionado pela Yanmar
Não que Angelo Guedes precisasse de um incentivo ainda maior para realizar o seu sonho. Mas, com o apoio da fabricante de motores Yanmar, tudo ficou mais fácil — pelo menos no quesito motorização.


O equipamento que será o “coração” do Veleiro Bravura é o Yanmar 3JH40, tido como o menor motor marítimo diesel common rail interno do mundo em termos de deslocamento, dimensões e peso.
Com 3 cilindros, o motor oferece uma potência de 40mhp, que, segundo a marca, permitirá que novos proprietários de barcos de lazer menores se beneficiem, pela primeira vez, das vantagens de eficiência e desempenho, por conta da tecnologia de injeção de combustível CR gerenciada eletronicamente.


De acordo com a Yanmar, a tecnologia common rail do 3JH40 oferece consumo mínimo de combustível e níveis de ruído e emissão excepcionalmente baixos, que resultam numa operação praticamente sem fumaça e odor.
O 3JH40 de quatro tempos refrigerado a água é a solução ideal para novas construções e aplicações de repotenciação, especialmente para pequenos barcos a motor, saveiros, embarcações comerciais leves e veleiros monocasco — como é o caso do Bravura.
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