Veleiro Bravura: Angelo decide o nome do barco, se emociona e leva choque em novo episódio

Embarcação que será motorizada por Yanmar ganha banho, pintura e novos acabamentos. Novo capítulo estreia nesta quarta-feira (5), às 20h

05/11/2025
Foto: Revista Náutica

Construir um barco com as próprias mãos é de se emocionar, mesmo — e Angelo não disfarçou a comoção com os grandes passos que deu no novo episódio de Construção do Veleiro Bravura. A 14ª etapa dessa saga em parceria com a Yanmar estreia às 20h desta quarta-feira (5), no Canal NÁUTICA no YouTube.

No novo capítulo, o charmoso alumínio, característico do barco, ganha os holofotes. Isso porque, pela primeira vez desde o início da construção da embarcação, Angelo conseguiu finalmente dar um banho no veleiro.

Tinha tanta sujeira que não dava nem para ver que o barco era de alumínio– brincou Angelo

Foto: Revista Náutica

O merecido banho só foi possível graças a instalação das vigias e gaiutas. A ação, inclusive, foi essencial para testar a vedação de cada uma delas — que passaram no teste. Não à toa, Angelo se emocionou ao ver sua obra tomando cada vez mais forma.

Confesso que estou emocionado. Vejo isso como uma parte muito importante. O barco está praticamente pronto– ressaltou

Além da limpeza, o veleiro ganhou outro “mimo”: uma pintura. O casco ganhou uma nova cor até a linha d’água, detalhe que deu aquele up no visual da embarcação.

Foto: Revista Náutica

O novo episódio ainda marca a simbólica escolha do nome “Bravura” para batizar o veleiro que Angelo constrói no quintal de casa. “Significa toda resiliência, toda dedicação desde o início, sem saber nada sobre veleiros e soldas”, explicou o construtor sobre sua decisão.

Foto: Revista Náutica

Como nem tudo são flores, um choque — literalmente — inesperado coloca Angelo em alerta sobre os cuidados com a parte elétrica do barco. Confira tudo isso e muito mais no novo episódio de Construção do Veleiro Bravura:

 

 

Impulsionado pela Yanmar

Não que Angelo Guedes precisasse de um incentivo ainda maior para realizar o seu sonho. Mas, com o apoio da fabricante de motores Yanmar, tudo ficou mais fácil — pelo menos no quesito motorização.

3JH40. Foto: Yanmar/ Divulgação

O equipamento que será o “coração” do Veleiro Bravura é o Yanmar 3JH40, tido como o menor motor marítimo diesel common rail interno do mundo em termos de deslocamento, dimensões e peso.

 

Com 3 cilindros, o motor oferece uma potência de 40mhp, que, segundo a marca, permitirá que novos proprietários de barcos de lazer menores se beneficiem, pela primeira vez, das vantagens de eficiência e desempenho, por conta da tecnologia de injeção de combustível CR gerenciada eletronicamente.

3JH40. Foto: Yanmar/ Divulgação

De acordo com a Yanmar, a tecnologia common rail do 3JH40 oferece consumo mínimo de combustível e níveis de ruído e emissão excepcionalmente baixos, que resultam numa operação praticamente sem fumaça e odor.

 

O 3JH40 de quatro tempos refrigerado a água é a solução ideal para novas construções e aplicações de repotenciação, especialmente para pequenos barcos a motor, saveiros, embarcações comerciais leves e veleiros monocasco — como é o caso do Bravura.


Acompanhe tudo no Canal Náutica do YouTube!

Para não perder nenhum episódio dessa épica jornada, inscreva-se no Canal da Náutica no YouTube e ative o sininho. Assim, você sempre será notificado quando um vídeo estrear — não só da “Construção do Veleiro Bravura”, mas também de outras produções NÁUTICA.

 

A série terá episódios novos toda terça-feira, às 20h (horário de Brasília). Embarque nessa aventura com a gente!

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como acelerar a descarbonização da navegação? Painel do JAQ Hidrogênio debateu estratégias

    Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema

    Na COP30, presidente da CETESB se surpreende com tecnologia do JAQ H1: "é uma revolução"

    "Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco

    "Esperança para o transporte pelo mar": Governador do ES fala sobre JAQ H1

    Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa

    Governador do Piauí visita o JAQ H1 e afirma: “fica claro que é viável substituir combustíveis fósseis”

    Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30

    Governador do RS enxerga JAQ H1 como inspiração: "Uma grande oportunidade para todos"

    Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia