Copa Brasil de Vela terá participantes de kitesurfe pela primeira vez

Por: Redação -
02/03/2017
Alessandro Silveira/ABK

Entre os dias 5 e 11 de março, Porto Alegre recebe a IV Copa Brasil de Vela, no Clube dos Jangadeiros e no Veleiros do Sul. A competição promete ser recheada de emoções nas águas da capital gaúcha. Isso porque, além dos principais nomes da vela nacional, a competição, que acontece juntamente com a II Copa Brasil de Vela Jovem, terá a classe kitesurfe, com atletas de ponta mostrando toda a sua habilidade.

Esta será a primeira vez que a Copa Brasil contará com uma competição de Kitesurfe, e a expectativa é grande para receber feras como o jovem Arthur Veloso, Nayara Rocha e Bruno Lobo, este último, o atual campeão brasileiro de Hidrofoil, título conquistado em 2016, em Maracaípe, Pernambuco. A disputa, inclusive, será a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Kitesurfe Hidrofoil 2017.

“Para nós, é super importante ter o kitesurfe presente no evento. Temos grandes chances de ter o kite aprovado como evento exibição nos Jogos de Tóquio, portanto, precisamos cada vez mais nos aproximar dos velejadores, de forma a iniciar uma preparação futura nessa importante classe. Estamos muito entusiasmados com a presença dos atletas do kite na Copa Brasil”, afirmou o Diretor-executivo da CBVela, Daniel Santiago.

A competição de Kitesurfe Hidrofoil em Porto Alegre contará com duas categorias: Tubular e Foil. Na primeira, os kites são equipados com velas infláveis, enchidas por uma bomba manual, ao contrário da segunda, em que se utiliza apenas o vento, durante a regata, para inflar as velas, formando uma espécie de parapente. A ideia da Associação Brasileira de Kitesurfe (ABK) é realizar várias outras etapas da modalidade ao longo do ano.

“Vai ser muito legal para nós participar desta Copa Brasil e estamos na expectativa de grandes disputas, sobretudo entre os atletas nordestinos, que andam muito forte, e os do próprio Rio Grande do Sul, que também vêm com força para a competição. Sem dúvida, será muito bom inclusive para que eles se preparem para campeonatos internacionais”, avalia o Presidente da ABK, Augusto Sampaio. Além da competição de Kitesurfe em si, que acontece de 9 a 11 de março, o evento contará com uma clínica para instrutores, ministrada pela ABK, de 5 a 7.

Dentro do melhor espírito de parceria, a sede será dividida entre os dois grandes clubes da modalidade em Porto Alegre: o Clube dos Jangadeiros e o Veleiros do Sul. As duas competições – IV Copa Brasil de Vela e II Copa Brasil de Vela Jovem –  serão disputadas paralelamente, a fim de dar uma oportunidade para os jovens velejadores terem contato com os atletas das classes olímpicas, incluindo ídolos no evento como:

  •  Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, que agora está na classe 49er;
  •  Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas da classe 49er FX nos Jogos Rio 2016;
  •  Fernanda Oliveira, medalhista olímpica na classe 470 em Pequim-2008;
  •  Isabel Swan, medalhista olímpica na classe 470 em Pequim-2008;
  •  Torben Grael, coordenador-técnico da Equipe Brasileira de Vela, dono de cinco medalhas em Jogos Olímpicos, vice-presidente da Federação Internacional de Vela e membro do Hall da Fama da modalidade.

O evento serve de seletiva para a formação da equipe brasileira de Vela em 2017. Os atletas vencedores da IV Copa Brasil de Vela e os velejadores Sub-23 mais bem classificados na IV Copa Brasil de Vela, nas suas respectivas classes, passarão a fazer parte do plano de investimento da CBVela para participação nas principais competições internacionais deste ano, sendo constantemente analisados no Programa de Desenvolvimento Individual de Atletas durante todo o ciclo olímpico, até Tóquio 2020.

A IV Copa Brasil terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, 49er FX, Nacra 17 (Misto), Kitesurf Hidrofoil Open (Tubular e Foil) e  Kitesurf Hidrofoil Amador (Tubular).

A II Copa Brasil de Vela Jovem está aberta para as classes RS:X (Masc e Fem.), Laser Radial (Masc e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc e Fem.) e Hobie Cat 16 (Aberto).

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Copa Mitsubishi 2025: 1ª etapa começa com recorde e regatas canceladas por falta de vento

    São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana

    Homem que sobreviveu a naufrágio em 1871 embarcou no Titanic 40 anos depois do trauma

    Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar

    Dos 21 aos 42 pés: Lanchas Coral terá 7 barcos no Rio Boat Show 2025

    Modelo de destaque tem recursos personalizáveis e sustentáveis; salão acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio

    Com 2º lugar em Los Angeles, Brasil garante sua melhor regata do SailGP

    Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália

    Bicho-preguiça é resgatado à deriva no mar do Guarujá; veja o vídeo

    O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima