Copa Mitsubishi: mais de 20 anos da importante competição que trará novidades em 2022

Por: Redação -
09/03/2022

Realizada pelo Yacht Club de Ilhabela, a Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica completa 22 anos consolidada como uma importante competição de regularidade. Com um calendário que se estende ao longo do ano em 4 etapas, cada uma realizada em dois fins de semana, reúne em média 40 barcos e 300 tripulantes em cada disputa.

Uma longa história que nasceu da necessidade de ter uma competição em São Paulo com calendário fixo para as pessoas se programarem para velejar o ano todo — nas mais diversas condições de vento, mar, correntes, clima, já que é disputada em todas as estações do ano. E essa ideia surgiu justamente de um velejador que se encantou com a beleza e o charme de Ilhabela desde a primeira vez que velejou no canal de São Sebastião, em 1973: “Corri alguns campeonatos lá e, depois da Semana de Vela de Ilhabela, tive a ideia de fazer um torneio anual, de modo a criar um calendário para animar os velejadores”, conta Eduardo de Souza Ramos. “Assim nasceu o acordo com o Yacht Club de Ilhabela para fazer as 4 etapas. O campeonato já nasceu com o propósito de ser um evento gostoso, para curtir a velejada naquele cenário lindo, mas que também fosse agradável em terra”, acrescenta.

O torneio começou somente com a classe ORC, antiga IMS, agregou outras e excluiu algumas ao longo de sua trajetória, evoluindo junto com o esporte. Atualmente, participam embarcações das classes oceânicas Bico de Proa, HPE25, C30, ORC e RGS, muitas das quais realizam os seus campeonatos durante a Copa Mitsubishi. O próprio Yacht Club de Ilhabela se modificou, passou por reformas e ficou ainda melhor. Trocou também de patrocinador — de Suzuki para Mitsubishi —, em uma mudança de estratégia das marcas do mesmo grupo HPE, que apoia o esporte há muito tempo. “O esporte à vela está no DNA da Mitsubishi Motors há quase 30 anos. Somos uma das mais antigas patrocinadoras das principais competições do esporte no Brasil, como a Semana de Vela de Ilhabela e a Copa Mitsubishi de Vela. Também batizamos uma competição de barcos S40, a Mitsubishi Sailing Cup. Tanto os nossos carros quanto o esporte à vela oferecem o mesmo espírito aventureiro e desbravador, a mesma atenção aos detalhes que, sabemos, faz toda a diferença”, afirma Letícia Mesquita A. Oliveira, diretora de marketing da Mitsubishi Motors.

A Copa Mitsubishi tem o apoio da Associação Brasileira dos Veleiros de Oceano – ABVO porque segue todas as orientações e regras. “Está consolidada como uma das competições mais almejadas porque acontece na Ilhabela, reúne a flotilha, promove agradáveis eventos sociais e serve como treino para o grande acontecimento que é a Semana de Vela”, diz Mario Martinez, presidente da ABVO, que participa desde a primeira edição e já venceu cinco vezes. “Aproveito para agradecer a Mitsubishi por patrocinar a Copa e o Eduardo Souza Ramos que, durante todos esses anos, patrocinou a competição que tornou o calendário de vela consistente”.

Muita coisa mudou, mas o espírito da competição se mantém inalterado. A presença de um público fiel, que participa de todas as etapas — muitos desde a primeira edição do campeonato —, e também de tripulações migratórias e daqueles que participam de duas etapas por ano, é a prova do sucesso. Velejadores olímpicos e campeões, como Torben e Lars Grael, Bochecha, Maurício Santa Cruz, Samuel Albrecht, Martine Grael, Bruno Prada, Robert Scheidt, entre tantos outros, bem como velejadores novatos, que estão descobrindo os prazeres da vela, também costumam marcar presença. “O objetivo do evento foi atingido, porque a ideia era preencher a vela paulista com um evento organizado, com data fixa. Além disso, mantém a vela ativa e o mercado náutico aquecido”, diz Cuca Sodré, juiz de regata e organizador do evento. “Este ano, haverá premiações especiais para os barcos que mais participaram da competição, os velejadores assíduos”.

Vale destacar que o evento serviu também para treinar e formar velejadores. A escola de iatismo BL3, presente na Ilhabela desde 1992, participa desde a primeira edição da Copa Mitsubishi, sempre com alunos. Nesses 20 anos, cerca de 1 000 alunos passaram pelos seus barcos durante a competição — ou cerca de 50 alunos por ano.

Os 20 anos da Copa Mitsubishi não puderam ser comemorados em 2020 por conta da pandemia. Em 2021, aconteceram apenas algumas etapas também por conta do Covid, por isso a comemoração será nesse ano — e caprichada. “A vela de oceano é uma das grandes forças do Yacht Club de Ilhabela. Nós organizamos a Semana de Vela Ilhabela, que é a maior regata de vela de oceano da América Latina, e temos a Copa Mitsubishi, que terá novidades esse ano. Teremos a diversão certa dentro d’água, e atrações em terra: mais eventos sociais, coquetel de boas vindas, café da manhã, talvez happy hour ou jantar para as equipes, shows, em pelo menos um final de semana de cada etapa. Acho que vamos atrair mais gente para a nossa vela. Afinal, a diversão ali é certa, temos uma raia excelente, um dos cenários mais lindos que eu conheço para velejar, e isso tudo nos anima muito para fazer um campeonato com mais participantes e cada vez melhor”, disse Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

Bem organizada e cheia de atrativos, a Copa Mitsubishi tem um gran finale. A última etapa da temporada, em novembro, propõe uma regata desafiadora no primeiro fim de semana: Volta à Ilha, de 60 milhas ou 120 km. Depois das regatas do segundo fim de semana, somados os pontos acumulados do ano, a premiação é feita com muita festa. “O evento tem de ser divertido. Se o velejador pega estrada, muitas vezes encara trânsito para chegar na Ilhabela, ele tem que se divertir, tem que passar um fim de semana gostoso. E fazemos todo o possível para que seja assim”, afirma Cuca.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ponte submersa aponta que humanos estiveram em ilha cerca de 6 mil anos atrás

    Descoberta pode mudar crença atual de que civilizações começaram há 4 mil anos; entenda

    Penha (SC) receberá escala teste durante temporada 2024/2025 de cruzeiros

    A novidade foi compartilhada pelo prefeito Aquiles da Costa, durante o 9 º Congresso Internacional Náutica

    Comerciante paulista ganha lancha da Fibrafort avaliada em mais de R$ 200 mil no São Paulo Boat Show

    "Na hora fiquei sem acreditar", conta o felizardo. Barco equipado com motor Yamaha foi sorteado no encerramento do salão paulista

    Futura aeronave militar dos EUA poderá pousar na água; assista em ação

    Previsão é que a Liberty Lifter, da Aurora Flight Sciences, consiga carregar até 81 mil quilos quando ficar pronta

    Submarino Titan teve problemas identificados muito antes da tragédia, apontam investigações

    Ex-diretor de operações da OceanGate teria sido demitido após apresentar relatório da embarcação e exigir mais testes