Futura aeronave militar dos EUA poderá pousar na água; assista em ação

Previsão é que a Liberty Lifter, da Aurora Flight Sciences, consiga carregar até 81 mil quilos quando ficar pronta

27/09/2024
Foto: Aurora Flight Sciences / Divulgação

Visando expandir sua capacidade de operação, a agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) passou a buscar, ainda em 2022, alternativas para a criação de uma aeronave militar que pudesse carregar grandes quantidades de carga e pousar na água. Dois anos depois, um modelo ganhou um conceito gráfico, divulgado em vídeo exercendo tais funções.

Trata-se da Liberty Lifter, da Aurora Flight Sciences. A aeronave atende a um dos principais requisitos da agência americana para o projeto: o uso do efeito solo, fenômeno aerodinâmico que ocorre quando um corpo é submetido a uma interrupção no escoamento de ar ao redor dele, devido à presença de uma superfície plana, como o solo ou a água.

Foto: Aurora Flight Sciences / Divulgação

Dessa forma, a Liberty será capaz de levantar cargas pesadas sem necessidade de uma pista de pouso, já que o efeito cria uma espécie de almofada de ar que diminui o arrasto, ao passo que aumenta o alcance e a capacidade de carga — ideal para o uso militar, tanto em operações quanto para transporte. Assista ao vídeo demonstrativo:

 

 

A aeronave poderá operar em estado de mar 4 que, de acordo com a Escala Douglas (que mede a altura das ondas e a ondulação do mar), corresponde a ondas entre 2,5 metros e 4 metros de altura.


Segundo a Aurora Flight Sciences, um protótipo de 65 metros de envergadura, capaz de levantar cerca de 22,6 mil quilos, está em desenvolvimento. A capacidade de carga almejada ao final do projeto é de 81 mil quilos. A previsão é de que a construção aconteça em 2026 e a aeronave inicie as atividades em 2028.

 

Além da Aurora, uma empresa de propriedade da Boeing, a General Atomics, também foi contratada para desenvolver uma versão da aeronave militar.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Penha (SC) receberá escala teste durante temporada 2024/2025 de cruzeiros

    A novidade foi compartilhada pelo prefeito Aquiles da Costa, durante o 9 º Congresso Internacional Náutica

    Comerciante paulista ganha lancha da Fibrafort avaliada em mais de R$ 200 mil no São Paulo Boat Show

    "Na hora fiquei sem acreditar", conta o felizardo. Barco equipado com motor Yamaha foi sorteado no encerramento do salão paulista

    Futura aeronave militar dos EUA poderá pousar na água; assista em ação

    Previsão é que a Liberty Lifter, da Aurora Flight Sciences, consiga carregar até 81 mil quilos quando ficar pronta

    Submarino Titan teve problemas identificados muito antes da tragédia, apontam investigações

    Ex-diretor de operações da OceanGate teria sido demitido após apresentar relatório da embarcação e exigir mais testes

    Consultor da Invest/SP destaca o turismo náutico como vetor de desenvolvimento econômico

    Luís Antônio Sobrinho, representando Roberto de Lucena, comentou sobre o potencial paulista no 9º Congresso Internacional Náutica