Ponte submersa aponta que humanos estiveram em ilha cerca de 6 mil anos atrás
Descoberta pode mudar crença atual de que civilizações começaram há 4 mil anos; entenda


Uma ponte de pedra submersa, encontrada por arqueólogos na ilha de Maiorca, na Espanha, pode mudar o que se sabe sobre a presença humana no local. Ao que tudo indica, pessoas habitaram a região muito antes do que se imaginava.
Golfinho ‘carente’ tem mordido banhistas no Japão em busca de atenção
Adaga pré-histórica de 3,6 mil anos é encontrada em naufrágio na Turquia
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A estrutura de 7,7 metros recebeu as atenções de um grupo de oito pesquisadores espanhóis, romenos e norte-americanos, que divulgaram os resultados do estudo na revista científica Nature, no último mês.


A crença atual é de que os primeiros humanos surgiram na ilha há cerca de 4,4 mil anos, mas as características da ponte submersa indicam que ela foi construída entre 5,6 mil e 6 mil anos atrás.
“Isso fornece evidências da presença humana primitiva na ilha, datada de pelo menos 5.600 anos atrás e possivelmente de mais de 6.000 anos atrás”, aponta o estudo.
Ponte submersa ficava dentro de caverna
A Caverna Genovesa, que abriga a estrutura descoberta, faz parte de Maiorca — ilha principal do Arquipélago Balear e sexta maior do Mediterrâneo. Segundo os pesquisadores, os primeiros humanos a habitá-la conheciam bem os recursos hídricos da caverna, já que a ponte foi construída de forma estratégica.
“Evidências indicam que os humanos construíram um caminho pavimentado com pedras que levava à piscina de água da caverna e a uma ponte robusta, facilitando o acesso à única outra seção seca da caverna situada além do lago. As razões exatas por trás da construção dessas estruturas permanecem obscuras”, aponta o artigo.


Nessa câmara seca, inclusive, foi descoberta “cerâmica, provisoriamente atribuída ao período Naviforme”, indica o estudo.
Atualmente, a caverna tem áreas inundadas devido ao aumento do nível do mar — motivo pelo qual a ponte está submersa. As incrustações de um mineral chamado calcita, bem como uma faixa de cor clara na estrutura, ajudaram a rastrear com precisão as mudanças pela qual a estrutura passou e, assim, datar a construção dela.


Agora, a probabilidade é de que os humanos tenham chegado à Maiorca cerca de 2 mil anos antes do que se acreditava. A ilha, sexta maior do Mediterrâneo, é a principal do Arquipélago Balear, região que enfrenta desafios em reconstruir a colonização humana devido às evidências arqueológicas limitadas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Portfólio reúne do novo 350 HP com Helm Master ao versátil VX Cruiser HO, tido como um “tanque de guerra” dos mares. Salão segue até 19 de abril
Soluções incluem motor V8-350 e sistema que atualiza até embarcações com mais de 20 anos. Salão segue até 19 de abril, na Marina da Glória
Empresa ainda aproveita o evento para lançar o Verado V10 de 425 hp, uma versão aprimorada do 400 V10. Salão segue até o dia 19 de abril
Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória
Patrocinado pela Vibra, programação contará com cinco bate-papos nesta quinta-feira (16). Conheça a agenda!




