Copa Mitsubishi: início da 2ª etapa é marcado por disputas acirradas

Quase 40 veleiros participaram da competição, que continua a todo vapor nos dias 22 e 23

17/06/2024
Foto: Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Nem mesmo a ausência de ventos fez os participantes da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela esmorecerem. A segunda etapa da competição, que começou em 15 e 16 de junho, recebeu quase 40 veleiros, que deram um show de habilidades no canal de São Sebastião.

O desafio se apresentou em ambos os dias, sendo que no sábado foi necessário que as classes BRA-RGS e RGS Cruiser esperassem cerca de uma hora, após duas tentativas frustradas de largada. Com um pouco de paciência, os ventos voltaram a soprar no litoral e todas as classes realizaram as regatas previstas.

Foto: Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Resultados da segunda etapa da Copa Mitsubishi de Vela

No sábado (15), a primeira regata da classe ORC teve como vencedor o 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti. Na sequência veio o Rudá, de Mario Martinez, e o King, de Marcello Sestini. Na segunda regata, a liderança e o terceiro lugar se mantiveram. Apenas o segundo colocado mudou, dessa vez com o Phoenix 44, de Fabio Cotrim e Mauro Dottori.

Foto: Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Na classe C30, que realizou três regatas, o primeiro lugar ficou com o Relaxa Building, de Thomas Mangabeira. Logo em seguida, aparece o Bravo, de Jorge Berdasco, e o Tonka, de Demian Pons.

 

O Ginga, de Breno Chvaicer, foi o destaque da HPE25. Já as segunda e terceira colocações foram, respectivamente, para o Espetáculo, de Luis Fernando Staub, e o Mussulo, de José Guilherme Pereira Caldas. Em quarto ficou o Crazy Phoenix, da Mario Lindenhayn.

Foto: Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Nas disputas da classe BRA-RGS, o pódio ficou assim: equipe Beleza Pura 2, de Felipe Degan, Zeus, de Paulo F. Moura, e Blu 1, de Marcelo Ragazzo.

 

Por fim, Valéria Ravani, comandando o Bossa Nova, foi a vencedora da RGS Cruiser, seguida do Cambada, de Luis Fernando Giovanninni, e do Helios, de Marcos Gama Lobo.


Já no domingo (16), a primeira regata foi com a classe C30. O Relaxa Building terminou o fim de semana na liderança da etapa, seguido pelo Bravo e pelo Tonka.

 

Após duas regatas, a classe HPE25 teve no topo o Espetáculo. Logo após, vieram o Crazy Phoenix, o Ginga e o Mussulo.

Foto: Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Na RGS Cruiser, classe que correu regatas apenas neste final de semana, vitória da equipe Bossa Nova. Em segundo lugar, o Helios; em terceiro, o Cambada.

 

Após a única regata do dia para a BRA-RGS, os três primeiros no acumulado da classe foram Zeus, Beleza Pura e My Boy.

Foto: Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Já a ORC Racer teve como vencedores o 4z Phytoervas, apesar da quarta colocação na regata do dia, seguido pelo Phoenyx 44 e pelo Rudá. Na ORC Cruiser, a liderança ficou com o Xamã, de Sergio Klepacz, com o Luzky Alforria, de Luiz Villares, e com o Orson, de Carlos Eduardo Souza e Silva.

Foto: Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Segunda etapa segue no próximo final de semana

Iniciado em março, o torneio retorna no próximo final de semana, nos dias 22 e 23 de junho, com programação especial para encerrar a segunda etapa da Copa Mitsubishi.

 

No próximo sábado (dia 22), os competidores participarão de um almoço após as regatas, enquanto no domingo (dia 23), haverá a premiação geral. Apenas a classe RGS Cruiser já encerrou a participação na etapa.

 

A terceira etapa da Copa Mitsubishi 2024 acontecerá em setembro, e a etapa final está marcada para o mês de dezembro.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade