Confira como foi o 1º final de semana do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – Copa Mitsubishi de Vela
Etapa termina entre os dias 9 e 10 de março, data em que acontecem regatas especiais para a classe RGS Cruiser
As águas cristalinas de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, receberam no último final de semana, entre os dias 2 e 3 de março, a primeira etapa da 24ª edição do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – Copa Mitsubishi 2024, no canal de São Sebastião.
Barco elétrico feito por ex-engenheiros da SpaceX permite criar ondas para esportes aquáticos
Empresa britânica quer levar humanos para morarem no fundo do mar
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Em um dia de sol e bastante vento, 37 equipes registraram suas primeiras milhas na competição no sábado (2). O percurso na capital da vela começou pouco antes da Ponta das Canas, ainda dentro do Canal de São Sebastião. Por lá, as equipes contornaram uma boia nas proximidades da praia do Jabaquara, antes de seguirem para uma próxima, já nas proximidades de São Sebastião.
A partir daí, as classes ORC, C30 e HPE 25 retornaram à marca do Jabaquara, enquanto a RGS teve o percurso encurtado em cerca de 1 milha e meia antes da anterior, por consequência da diminuição do vento — o que não foi um problema, já que, assim, as equipes cruzaram a linha de chegada próximas uma das outras.
Panorama geral do 1º dia de Copa Mitsubishi de Vela
O fita azul do primeiro dia de competição foi o veleiro Phoenix, de Mauro Dottori e Fabio Cotrim, da classe ORC. No tempo corrigido, o vencedor foi o Lucky Alforria, de Luiz Villares. O Phoenix garantiu o segundo lugar, enquanto o Inaê Soto ficou na terceira colocação.
Na RGS Geral, o Zeus, de Paulo F. Moura, venceu no tempo real e corrigido. O segundo lugar ficou com o Comanda, de Sebastiam Menendez, enquanto o Bl3 Urca, de Clauberto Andrade, garantiu a terceira colocação. Nos Clássicos, vitória do Mantra, de Helio Magalhães, com o Jão Sereno na segunda colocação.
O Ginga, de Breno Chvaicer ficou com o primeiro lugar na HPE25, enquanto o Crazy Phoenix, de Mario Lindenhayn, ocupou a segunda colocação. Já na C30, que teve “pegas” acirrados, quem levou a melhor foi o Relaxa Building, de Tomas Mangabeira, seguido pelo Bravo, de Jorge Berdasco, e do Tonka, de Demian Pons.
Panorama geral do 2º dia de Copa Mitsubishi de Vela
No domingo, dia 3, a capital da vela recebeu as embarcações para o segundo dia da 24ª edição do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – Copa Mitsubishi 2024. Mais uma vez, as condições climáticas eram boas e colaboraram com as regatas.
Na ocasião, foram realizadas duas barla-sota (geralmente mais curta, demarcada por duas boias na direção do vento e uma boia de largada) para as classes ORC, BRA-RGS, Clássicos e HPE25, e três para a C30. Na RGS Cruiser, a disputa está acirrada, já que os três primeiros terminaram o final de semana com apenas 3 pontos de diferença.
A primeira regata teve vitória do Orson, de Carlos Eduardo Souza e Silva. Luiz Villares e a tripulação do Lucky V terminaram em segundo, seguidos por Xamã, de Sergio Klepacz, que, inclusive, venceu a segunda regata do dia, deixando o Lucky V em segundo e o Orson como terceiro colocado.
A categoria ORC Racer tem mostrado regularidade entre os barcos. Foram, até então, três vitórias para o Phoenix, de Mauro Dottori e Fabio Cotrim, três segundo-lugares para o Inaê Soto, de Bayard Umbuzeiro Neto, e três terceiras colocações para o 4z Phytoervas, de Robert Scheidt. O Rudá, de Mario Martinez, chega na quarta colocação geral.
Na RGS A, Paulo F. Moura e o time do Zeus venceram as duas regatas. O Sossegado, de Marco Hidalgo, ficou em segundo, enquanto o Bl3 Urca, de Clauberto Andrade, foi o terceiro na primeira regata e trocou de posição com o Kameha Meha, de Gabriel Borgstrom, na segunda.
Outra embarcação que venceu as duas regatas do dia foi o Asbar II, de Daniela Sanches, na RGS B. Em seguida vem o Blu1, de Marcelo Ragazzo, seguido pelo Aventador, de Maurício Pavão. Na BRA-RGS C, o Comanda, de Sebastian Menendez, também conquistou duas vitórias. O Triton, de Ricardo Zamboni, ficou em segundo nas duas regatas.
Na HPE 25, duas vitórias do Ginga, de Breno Chvaicer. Mario Lindenhayn e a equipe do Crazy Phoenix ficaram em segundo. Na C30, a vitória na primeira regata foi de Demian Pons e a equipe do Tonka. O Relaxa Building, de Tomas Mangabeira, ficou em segundo, seguido pelo Kaikias, de Daniel Hilsdorf e Fabio Aurichio.
Na segunda regata do dia, vitória do Kaikias, segundo lugar para o Caiçara- CAT Technologies, de Marco de Oliveira Cesar, e o Bravo, de Jorge Berdasco, em terceiro. Na última regata, mais uma vitória do Relaxa Building, com o Tonka e o Bravo na sequência.
Etapa se encerra no próximo final de semana
No próximo final de semana, entre os dias 9 e 10, acontecem as últimas regatas desta primeira etapa da competição. Além das regatas para todas as classes, acontecerão as especiais para a classe RGS Cruiser (antiga Bico de Proa). Ainda no dia 10, os vencedores da 1ª etapa serão premiados.
As etapas seguintes da Copa Mitsubishi 2024 serão realizadas nos meses de junho, setembro e dezembro.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Atração turística e arquitetônica, projeto de Nikola Bašić combina tubos sonoros a degraus de mármore para criar os sons
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga