Feitiço na ilha: conheça a encantadora Casa Feiticeira, localizada no Canal de São Sebastião

Deslumbrante, construção conta com uma vista privilegiadíssima de Ilhabela e uma piscina de borda infinita

07/01/2024
Foto: Pedro Mascaro

Certas casas são verdadeiras obras de arte, de tão belas. Outras, grandes feitos de arquitetura e engenharia, pelos desafios impostos pela construção. A Casa Feiticeira — deslumbrante e com uma vista incrível — atende aos dois critérios.

Localizada em uma das ilhas mais bonitas do Brasil, Ilhabela, na famosa Praia da Feiticeira, a construção está elevando às alturas o conceito de bom aproveitamento de espaços. O maior desafio do projetista Rafa Zampini foi contornar a forte declividade do terreno, de 1.200 m², localizado às margens da praia.

Foto: Pedro Mascaro

Por conta disso, os diversos espaços da construção desenvolvem-se em diferentes níveis, que permitem uma descida mais agradável até o mar, onde há um píer e um deque de madeira para os barcos. Porém, as três suítes, as salas — de estar, de jantar e home theater — e a cozinha concentram-se no mesmo andar, aproveitando ao máximo a paisagem e a luz natural.

Tudo foi feito pensando nos acessos, na praticidade, na paisagem natural e, inevitavelmente, nos desafios impostos pela posição do terreno, que se caracteriza por uma intensa inclinação– Rafa Zampini

Para isso, na fachada principal foram instaladas portas de correr de vidro e, à frente delas, portas articuladas de quatro folhas de madeira (porta camarão), que permitem diferentes níveis de privacidade para cada ambiente.

Foto: Pedro Mascaro

A cereja do bolo: na área externa foi criado um deque e uma linda piscina de borda infinita, praticamente debruçada sobre o oceano. Sendo assim, se funde à paisagem de Ilhabela e torna ainda mais prazerosa a experiência de morar “no meio do mar”.

“A intenção era que o bloco principal ficasse em um único nível e disposto de uma maneira que permitisse com que todos os ambientes da casa tivessem a mesma vista para o mar– Rafa Zampini

Foto: Pedro Mascaro

Por dentro da Casa Feiticeira

Como a proposta do projeto era usar todos os níveis da obra da melhor forma possível, a laje superior foi transformada em rooftop, espécie de terraço envolto em um belo paisagismo, feito de maneira sofisticada e inteligente.

Foto: Pedro Mascaro

O acesso a essa área social é feito por uma passarela metálica, que liga a entrada principal de carros à cobertura da casa. Por sua vez, a passarela transforma-se em uma escada que leva à entrada principal da residência no nível inferior.

Foto: Pedro Mascaro

Para complementar esse complexo arquitetônico, a casa do caseiro e a de hóspedes mantêm o princípio minimalista e desfrutam igualmente de privilegiadas vistas para o mar. Pensada para ser o refúgio de fim de semana de uma família paulista, a casa, com 400 m² de área construída, atrai todos os olhares de quem passa navegando pelo Canal de São Sebastião.

Foto: Pedro Mascaro
Foto: Pedro Mascaro

Impossível ficar indiferente a um imóvel que parece flutuar na encosta em que está encravado. E que se integra perfeitamente à natureza que o rodeia.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória