Curioso veículo subaquático de análise oceânica recebe o nome de Tubarão Max
Um veículo subaquático autônomo, um projeto português de análise oceânica, recebeu recentemente o nome de Tubarão Max. A alcunha foi ideia de alunos da Escola Básica da Lejana, na cidade do Faro.
Desenvolvido pela Universidade do Algarve em parceria com a Marinha Portuguesa, o AUV (sigla em inglês para Autonomous Underwater Vehicle) opera desde 2019 coletando periodicamente informações valiosas sobre o oceano.
Segundo a universidade, essas informações “serão utilizadas para melhor compreender a dinâmica oceânica regional, desenvolver previsões mais precisas para apoiar a economia azul e a segurança marítima da região e avaliar tendências climáticas”.
Sobre a visita à escola, os pesquisadores do CIMA (Centro de Investigação Marinha e Ambiental) disseram: “A nova geração de oceanógrafos adorou o desafio e, depois de uma breve palestra sobre o que é ser oceanógrafo e a necessidade de entender melhor o oceano, alguns nomes interessantes começaram a surgir das suas mentes criativas. No final, Tubarão Max foi o nome mais votado pela classe, sendo agora o nome oficial do AUV do CIMA”.
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Maior evento náutico do Nordeste permite que os interessados testem a embarcação antes de comprá-la; confira
Associação levará seus alunos a bordo de um veleiro para interagir com a tripulação e explorar a estrutura da embarcação
Dois dos três barcos do estaleiro estão disponíveis à pronta-entrega no evento, realizado em palco apontado como "sonho de consumo"
Com NX 44 design by Pininfarina como xodó, estaleiro está no evento que acontece até domingo (10) na Bahia Marina
Confiante no potencial da região, marca levou grandes produtos de seu repertório à estreia do Salvador Boat Show