Curioso veículo subaquático de análise oceânica recebe o nome de Tubarão Max


Um veículo subaquático autônomo, um projeto português de análise oceânica, recebeu recentemente o nome de Tubarão Max. A alcunha foi ideia de alunos da Escola Básica da Lejana, na cidade do Faro.
Desenvolvido pela Universidade do Algarve em parceria com a Marinha Portuguesa, o AUV (sigla em inglês para Autonomous Underwater Vehicle) opera desde 2019 coletando periodicamente informações valiosas sobre o oceano.
Segundo a universidade, essas informações “serão utilizadas para melhor compreender a dinâmica oceânica regional, desenvolver previsões mais precisas para apoiar a economia azul e a segurança marítima da região e avaliar tendências climáticas”.
Sobre a visita à escola, os pesquisadores do CIMA (Centro de Investigação Marinha e Ambiental) disseram: “A nova geração de oceanógrafos adorou o desafio e, depois de uma breve palestra sobre o que é ser oceanógrafo e a necessidade de entender melhor o oceano, alguns nomes interessantes começaram a surgir das suas mentes criativas. No final, Tubarão Max foi o nome mais votado pela classe, sendo agora o nome oficial do AUV do CIMA”.
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Canal do Boat Show no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 20h. Acesse por aqui
Convidados especiais aproveitaram o espaço VIP da Revista Náutica durante a 26ª edição do salão. Confira fotos
Programação deste domingo (27) conta com quatro bate-papos de temas variados
Modelo que foi projetado e será construído no Brasil chega com terraço e SPA equipado com jacuzzi. Confira detalhes
Marcio Schaefer, presidente do estaleiro, revelou o novo modelo de barco na água. Confira detalhes da lancha