Mudança de vida: homem pede demissão para viver em veleiro com seu gato

Um mês após partir do Oregon, nos EUA, dupla atracou no Havaí acompanhada por milhões de seguidores

05/06/2025
Foto: Instagram @sailing_with_phoenix / Reprodução

Após 11 anos no mundo corporativo e insatisfeito com os moldes desse estilo de vida, Oliver Widger, de 29 anos, largou tudo para desbravar uma vida no oceano ao lado de seu gato, o Phoenix. No último dia 24, a dupla que saiu do estado de Oregon, nos Estados Unidos, atracou no Havaí ao completar o primeiro mês de viagem.

Oliver usou o dinheiro que guardou para sua aposentadoria para deixar a vida de gerente em uma loja de pneus e assumir o papel de protagonista da própria vida como velejador ainda em 2024, quando comprou seu veleiro. O empurrão para a atitude veio, principalmente, após o diagnóstico de uma síndrome, passível de paralisia, quatro anos antes.

Foto: Instagram @sailing_with_phoenix / Reprodução

A situação o colocou para refletir sobre a forma como levava a vida, especialmente em relação ao trabalho, que o exigia barba feita e camisas passadas. “Você pode ganhar US$ 150 mil por ano e ainda sentir que está apenas dando para sobreviver”, relatou Oliver à Associated Press.

Acho que as pessoas estão cansadas disso, de trabalhar muito duro por nada, e querem uma saída– destacou

Ao ouvir falar de pessoas que navegaram da Califórnia para o Havaí, ele não hesitou em decidir que aquela era a vida que queria. Começava, ali, uma nova temporada de sua história, guiada pelo lema “vou velejar pelo mundo”.

Foto: Instagram @sailing_with_phoenix / Reprodução

A jornada de Oliver Widger carrega multidões atrás das telas

Tendo o YouTube como principal ferramenta para aprender a velejar, Oliver se mudou de Portland para a costa do Oregon, onde passou meses reformando o barco que comprou em abril de 2024.

Foto: Instagram @sailing_with_phoenix / Reprodução

Um ano depois, em abril de 2025, ele e Phoenix partiram rumo ao Havaí. Mas, muito antes disso, já não estavam sozinhos. Atrás das telas, a dupla passou a ser acompanhada por milhões de pessoas através das redes sociais. Só no Instagram, são 2 milhões de seguidores empolgados com a jornada e de olho no processo desde a compra do barco.

 

Oliver, inclusive, relatou ter sido considerado “louco” por colegas ao abandonar sua antiga vida corporativa para viver dessa maneira; já seus seguidores o incentivaram a continuar. “Quando eles ficarem velhos e grisalhos, perceberão quem eram os loucos”, comentou um dos apoiadores.


O trabalho nas mídias virou fonte de renda e ajuda a dupla a seguir nesse estilo de vida. O conteúdo mostra a jornada sem esconder momentos de perrengue, como crises de enjoo, reparos complicados no barco, dificuldade para dormir e cozinhar com o balanço e até situações delicadas, como quando Oliver acabou se trancando no compartimento do motor.

Foto: Instagram @sailing_with_phoenix / Reprodução

O velejador reconhece que é relativamente inexperiente, mas destaca que implementou medidas de segurança e planos de comunicação alternativos, como um telefone via satélite e farol de emergência, para situações críticas.

 

Sobre o futuro, a dupla mira a Polinésia Francesa como próximo destino, embora nada tenha sido decidido ainda.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tubarões são flagrados se "coçando" em raias; Assista

    Estudo revela mudança de comportamento por redução de peixes limpadores em estações de limpeza do oceano

    Boat Show de Itajaí: Montreal Powersports terá jets Sea-Doo e off-roads Can-Am

    Representante da fabricante canadense BRP é presença confirmada no evento que acontece de 3 a 6 de julho

    Na cultura Xiaohe, corpos eram enterrados em caixões com formato de barco

    Durante a Idade do Bronze, povo enigmático povoou a Bacia do Tarim, na China, e se destacava pelas práticas funerárias. Conheça

    Marine Express fará teste de equipamentos em barco na água durante o Boat Show de Itajaí

    Empresa é especializada em produtos náuticos tecnológicos e traz ao Brasil marcas consagradas no exterior. Salão acontece de 3 a 6 de julho

    Tripulação do Endurance 64 encara o pior momento da viagem no 9º episódio da série

    Nas águas geladas da Antártica, saga em parceria com a Yanmar passa por contaminação no diesel, cratera vulcânica e mudança de rota