Gato marinheiro: aventuras de felino que vive em veleiro viraliza nas redes

Animal divide embarcação com outro da espécie e família que largou tudo para viver sobre as águas

30/09/2024
Foto: Instagram @sailinghollyblue / Reprodução

Quem diz que gatos não gostam de água certamente não conhece Ronnie, o ‘gato marinheiro’ que viralizou no Instagram por suas aventuras em alto-mar. Adotado por uma família que largou tudo para viver sobre as águas, ele faz do mar das Ilhas Jônicas, na costa da Grécia, o seu quintal.

Ross e Laura Colledge são os responsáveis por compartilhar a rotina nada convencional do gato de três anos, que troca diariamente a caixa de areia pelo cenário paradisíaco que o cerca na hora de “usar o banheiro”.

 


Depois de esticar as pernas e explorar a vida em terra firme, o gato Ronnie volta nadando para sua casa flutuante, um veleiro Bavaria, de 42 pés, e é recebido com uma tigela de atum e água doce — a rotina de um verdadeiro rei.

O nado de Ronnie até a praia não é algo que acontece apenas uma vez. Ele tem praticado stand up paddle, nadado, escalado pedras… ele simplesmente ama isso. É como se o mar fosse seu segundo lar– contou Laura à Newsweek

Foto: Instagram @sailinghollyblue / Reprodução

Como tudo começou

O casal Colledge costumava morar em Cornwall, na Inglaterra, em uma típica casa de dois andares. Ross era sócio de uma grande empresa de instalação de sistemas de segurança contra incêndios, enquanto Laura trabalhava como coach de saúde e condicionamento físico.

Ross costumava trabalhar 50 horas por semana. Era uma vida boa, mas não era gratificante– ressaltou Laura

Foto: Instagram @sailinghollyblue / Reprodução

A paixão pela aventura e pelo oceano, compartilhada pelo casal, ganhou impulso após o nascimento prematuro do primeiro filho, Josh, com apenas 29 semanas. Com o bebê em uma incubadora por mais de dois meses, os dois se deram conta do “quão frágil a vida pode ser.”

Queríamos mais para nós e para nossos filhos– conta Laura

Após a recuperação de Josh, a mãe de Laura, que vivia em Chipre, adoeceu. Ela, então, deixou o Reino Unido por um longo período para cuidar da mãe, enquanto Ross ficou para trás, por conta do trabalho.

Foto: Instagram @sailinghollyblue / Reprodução

A situação a colocou para pensar ainda mais sobre a reflexão que teve enquanto vivia as complicações de ter tido um filho prematuro, dando corda a uma virada de chave que a colocou exatamente no lugar em que está hoje.


Ross refinanciou a casa do casal e usou os fundos para comprar um veleiro e, em 2019, a família partiu para a nova vida.

Felinos em alto-mar

Ronnie não é o único gato a bordo do veleiro da família Colledge. O felino divide o espaço na embarcação com Sledge, uma fêmea que segue as características mais comumente vistas em gatos, se contentando em ficar no barco a maior parte do tempo, aproveitando o conforto da vida no mar sem grandes preocupações.

Foto: Instagram @sailinghollyblue / Reprodução

Ambos os gatos foram adotados em períodos difíceis para o casal. Ronnie apareceu na janela de Laura quando ela estava em Chipre, “encharcado pela chuva”, enquanto ela se recuperava da perda de uma gravidez.

Foto: Instagram @sailinghollyblue / Reprodução

Sledge, por sua vez, foi descoberta debaixo de uma erva daninha na Grécia um ano depois, logo após Laura sofrer outro aborto espontâneo.

 

Atualmente, o casal, os filhos — Josh e Noah — e os gatos vivem a bordo e compartilham a rotina através das redes sociais e do YouTube.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade

    Ferry-boat será afundado na Baía de Todos-os-Santos para virar atração turística

    Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial

    Arca de Noé no Monte Ararat: novas evidências reforçam teoria

    Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio

    Peixe-leão que pode ser o maior do mundo foi capturado em Fernando de Noronha

    Animal foi encontrado por mergulhadores do ICMBio. Espécie é venenosa e representa ameaça

    Mestra vai com modelo recém-lançado e mais 5 lanchas ao Rio Boat Show 2025

    Embarcações dos 19 aos mais de 30 pés estarão nas águas da Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio