Encontrão: Rosana, no interior de São Paulo, será palco para evento de jets
A cidade de Rosana, no extremo oeste do estado de São Paulo, será palco para um grande encontro de jets. Chamado de “Encontrão”, o evento movimentará as águas da região entre os dias 26 e 28 de agosto.
Fazendo fronteira com Paraná e Mato Grosso do Sul, Rosana já recebeu campeonatos de jet profissional, amador e, agora, sediará o “Encontrão”.
O evento espera receber 120 jets e participantes de outros sete estados, incluindo Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.
VEJA TAMBÉM
>> Não perca: última chance de garantir desconto nos ingressos do São Paulo Boat Show
O município marca o encontro da foz do rio Paranapanema com o rio Paraná, tornando a pesca uma das atividades mais realizadas no local e mostrando seu potencial náutico.
“Nos últimos cinco anos, investimos fortemente no setor náutico, com participação no Fórum Náutico, buscando conhecimento e trazendo melhorias para o setor no município. Receber esse tipo de evento nos ajuda a fortalecê-lo”, afirmou Kennedy Gabriel, secretário de Planejamento e Gestão de Rosana.
Idealizado pela MS Jet, o “Encontrão” contará com o campeão mundial de jet João Kairalla e a instrutora náutica Ana Paula Silva.
Conheça Rosana (SP)
A 730 km da capital paulista, Rosana está cercada por águas que são ponto de grande atração turística do município. A cidade é delimitada ao norte pelo Rio Paraná, ao sul pelo Rio Paranapanema, a leste pelo córrego de Guaná e Ribeirão Grande e a oeste pela confluência dos rios Paraná e Paranapanema.
De acordo com Kennedy Gabriel, o município vem desenvolvendo o potencial turístico, incentivando os passeios de barco e a instalação de marinas — o que aumenta as oportunidades de emprego e fortalece a economia da cidade.
Rosana é, inclusive, um dos 13 municípios paulistas contemplados para receber investimento do Estado para infraestrutura náutica, segundo o secretário.
A cidade abriga também duas hidrelétricas, que movimentam a economia local: a usina de Rosana e a usina de Primavera. Essa última funciona desde 2006 e possui uma eclusa para transporte fluvial — que, futuramente, ligará o município ao Mercosul.
Um balneário às margens do Rio Paraná, inaugurado em 1998, é importante área de lazer e diversão na cidade, com lanchonetes e barcos para passeio.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência