Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, é finalista do Prêmio Nacional de Turismo

Premiação conta com voto aberto e vai até o dia 1º de dezembro. Confira o passo a passo de como votar!

25/11/2025
Ernani Paciornik, finalista do 4º Prêmio Nacional do Turismo. Foto: Divulgação

Pioneiro em sustentabilidade, empreendedor e completamente apaixonado pelo universo náutico. Esse é Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, que depois de cinco décadas de iniciativas visionárias no setor, não só foi indicado, como é finalista do 4º Prêmio Nacional do Turismo – 2025.

O concurso, promovido pelo Ministério do Turismo, é o principal reconhecimento público às iniciativas e profissionais que fortalecem o setor. Criado para valorizar ações inovadoras, sustentáveis e inspiradoras em todo o país, o prêmio destaca práticas que consolidam o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica. Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Ao todo, 24 representantes de segmento turístico concorrem na categoria “Profissionais de Destaque”, distribuídos em oito áreas, cada uma com três finalistas. Idealizador de várias iniciativas ligadas ao turismo e sustentabilidade, Ernani Paciornik está na divisão “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”.

Para chegar até a decisão, as candidaturas passaram por análise técnicas. Agora, para vencer, os finalistas precisam do voto do público. A votação é online e aberta e vai até o dia 1º de dezembro, às 18h. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro.

Como votar no Prêmio Nacional de Turismo?

Quem for votar na premiação terá que acessar o site oficial do concurso (Gov.br) — é possível dar seu voto mesmo sem logar na plataforma. Feito isso, confira o passo a passo para participar da votação:

  • Desça e encontre a categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”;
Foto: Reprodução
  •  Selecione o nome de quem deseja dar seu voto e aperte em “Votar como melhor”;
  •  Logo em seguida, aparecerá uma tela pedindo para confirmar seu e-mail. Preencha esse campo;
Foto: Reprodução
  •  Feito isso, surgirá uma mensagem de confirmação da PollUnit na caixa de entrada do e-mail (o mesmo que foi colocado na etapa anterior);
Foto: Reprodução
  • Após confirmar o e-mail, você será redirecionado ao site da PollUnit. Confirme novamente as informações, pois sem essa confirmação, o voto não será computado;
  • Pronto! Após a confirmação acima, o seu voto já foi computado.

O amigo das águas

Fundador da Revista Náutica e criador dos maiores salões náuticos da América Latina, o Boat Show, Ernani Paciornik consolidou a cultura náutica no Brasil e projetou o país no cenário internacional.

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, também falou com os alunos durante o encontro. Foto: Marco Nascimento / Revista Náutica

À frente do Grupo Náutica, lidera a maior rede de comunicação, eventos e infraestrutura náutica da América Latina, com impacto direto no desenvolvimento econômico e turístico nacional. Criou o circuito de eventos Boat Show, em lugares como São Paulo, Rio, Itajaí, Salvador, Brasília, Foz e Angra, que fomentam novos destinos ligados à navegação.

O São Paulo Boat Show é o maior salão náutico da América Latina. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Pioneiro em sustentabilidade, Paciornik cofundou o Projeto SOS Mata Atlântica e lançou a campanha “Só jogue no água o que o peixe pode comer” ainda em 1998, em parceria com o renomado cartunista Ziraldo, criador do Menino Maluquinho.

Foto: Arquivo Revista Náutica (Não reproduzir sem autorização expressa de @revistanautica)
JAQ H1. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Mais recentemente, fundou a JAQ Hidrogênio Verde, que desenvolveu as primeiras embarcações do mundo movidas a hidrogênio verde produzido a bordo — um marco global da transição energética e um dos destaques da COP30. A embarcação foi projetada para ser um laboratório flutuante de pesquisa e educação nos biomas do Brasil.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Famoso iate à vela Black Pearl é oferecido em charter a partir de R$ 5,2 milhões por semana

    Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027

    Não é IA: baleia pega onda ao lado de surfista na Austrália; assista!

    O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head

    Conheça as programações dos museus navais da Marinha do Brasil

    De entradas gratuitas a ingressos com preço social, espaços guardam e compartilham histórias da Força

    Superiate Bad Company, famoso entre os amantes da pesca oceânica, foi visto em Porto Seguro (BA)

    Embarcação pertence ao bilionário Anthony Hsieh, que percorre o mundo em busca dos maiores marlins-pretos e compartilha jornadas no Instagram

    Festa na lancha termina em barco apreendido por superlotação; saiba os riscos e penalidades da infração

    Além da superlotação, agentes notaram consumo de bebida alcoólica e ausência de cuidados básicos de segurança