Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, é finalista do Prêmio Nacional de Turismo
Premiação conta com voto aberto e vai até o dia 1º de dezembro. Confira o passo a passo de como votar!


Pioneiro em sustentabilidade, empreendedor e completamente apaixonado pelo universo náutico. Esse é Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, que depois de cinco décadas de iniciativas visionárias no setor, não só foi indicado, como é finalista do 4º Prêmio Nacional do Turismo – 2025.
JAQ H1: barco a hidrogênio representa o Brasil na COP30 e promete um novo futuro para ás águas
Projeto JAQ é destaque no Valor Ecônomico
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O concurso, promovido pelo Ministério do Turismo, é o principal reconhecimento público às iniciativas e profissionais que fortalecem o setor. Criado para valorizar ações inovadoras, sustentáveis e inspiradoras em todo o país, o prêmio destaca práticas que consolidam o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.


Ao todo, 24 representantes de segmento turístico concorrem na categoria “Profissionais de Destaque”, distribuídos em oito áreas, cada uma com três finalistas. Idealizador de várias iniciativas ligadas ao turismo e sustentabilidade, Ernani Paciornik está na divisão “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”.
Para chegar até a decisão, as candidaturas passaram por análise técnicas. Agora, para vencer, os finalistas precisam do voto do público. A votação é online e aberta e vai até o dia 1º de dezembro, às 18h. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro.
Como votar no Prêmio Nacional de Turismo?
Quem for votar na premiação terá que acessar o site oficial do concurso (Gov.br) — é possível dar seu voto mesmo sem logar na plataforma. Feito isso, confira o passo a passo para participar da votação:
- Desça e encontre a categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”;


- Selecione o nome de quem deseja dar seu voto e aperte em “Votar como melhor”;
- Logo em seguida, aparecerá uma tela pedindo para confirmar seu e-mail. Preencha esse campo;


- Feito isso, surgirá uma mensagem de confirmação da PollUnit na caixa de entrada do e-mail (o mesmo que foi colocado na etapa anterior);


- Após confirmar o e-mail, você será redirecionado ao site da PollUnit. Confirme novamente as informações, pois sem essa confirmação, o voto não será computado;
- Pronto! Após a confirmação acima, o seu voto já foi computado.
O amigo das águas
Fundador da Revista Náutica e criador dos maiores salões náuticos da América Latina, o Boat Show, Ernani Paciornik consolidou a cultura náutica no Brasil e projetou o país no cenário internacional.


À frente do Grupo Náutica, lidera a maior rede de comunicação, eventos e infraestrutura náutica da América Latina, com impacto direto no desenvolvimento econômico e turístico nacional. Criou o circuito de eventos Boat Show, em lugares como São Paulo, Rio, Itajaí, Salvador, Brasília, Foz e Angra, que fomentam novos destinos ligados à navegação.


Pioneiro em sustentabilidade, Paciornik cofundou o Projeto SOS Mata Atlântica e lançou a campanha “Só jogue no água o que o peixe pode comer” ainda em 1998, em parceria com o renomado cartunista Ziraldo, criador do Menino Maluquinho.




Mais recentemente, fundou a JAQ Hidrogênio Verde, que desenvolveu as primeiras embarcações do mundo movidas a hidrogênio verde produzido a bordo — um marco global da transição energética e um dos destaques da COP30. A embarcação foi projetada para ser um laboratório flutuante de pesquisa e educação nos biomas do Brasil.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027
O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head
De entradas gratuitas a ingressos com preço social, espaços guardam e compartilham histórias da Força
Embarcação pertence ao bilionário Anthony Hsieh, que percorre o mundo em busca dos maiores marlins-pretos e compartilha jornadas no Instagram
Além da superlotação, agentes notaram consumo de bebida alcoólica e ausência de cuidados básicos de segurança




