Conheça o ambicioso projeto para a maior estação de pesquisas subaquática do mundo

A 15 metros abaixo da superfície do Mar do Caribe, o explorador Fabien Cousteau (neto do lendário Jacques Cousteau) e o designer industrial Yves Béhar estão planejando a maior estação e habitat de pesquisa subaquática do mundo.
A dupla apresentou o Proteus de Fabien Cousteau, um laboratório modular de 370 metros quadrados que ficará embaixo da água na costa de Curaçao. Ele será um lar para cientistas e pesquisadores de todo o mundo que estudam o oceano, incluindo pesquisas sobre os efeitos das mudanças climáticas, a vida marinha e os avanços na medicina.
Projetados como uma estrutura circular de dois andares, ancorada em um palanque sobre palafitas, os casulos da Proteus contêm laboratórios, aposentos pessoais, baias médicas e uma moon pool, a abertura no piso para os mergulhadores acessarem o fundo do oceano. Alimentada por energia eólica e solar e pela conversão de energia térmica do oceano, a estrutura também apresentará a primeira estufa subaquática para o cultivo de alimentos, além de um estúdio para produção de vídeo.
LEIA TAMBÉM
>> Vem aí o São Paulo Boat Show 2020 em um lugar inédito!
>> Conheça a suíte flutuante em forma de disco inspirada em James Bond
>> Conheça o navio da Marinha russa que virou iate de luxo após reforma
O Proteus pretende ser a versão subaquática da Estação Espacial Internacional (ISS), onde agências governamentais, cientistas e o setor privado podem colaborar no espírito do conhecimento coletivo, independentemente das fronteiras.
“A exploração oceânica é mil vezes mais importante do que a exploração espacial para a nossa sobrevivência, nossa trajetória no futuro, falando de forma egoísta”, disse Cousteau ao lado de Béhar. “É o nosso sistema de suporte à vida. É a própria razão pela qual existimos em primeiro lugar.”
O design recém-revelado é a última etapa deste ambicioso projeto. Segundo Cousteau, levará três anos para a instalação do Proteus, embora a pandemia de coronavírus já tenha atrasado o projeto.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com estoque limitado, modelo RXP-X Apex 300 tem R$ 20 mil de desconto em oferta especial
Fóssil do megalodonte, maior tubarão que já existiu, teve idade estimada entre 2 e 24 milhões de anos
Qualidade de bebidas encontradas em naufrágio fez vinícolas apostarem na ideia de mergulhar rótulos premium
Evento aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório Milton Fett, da FIESC
Ideia é que passageiros possam navegar mesmo durante os meses mais frios da cidade