Estado norte-americano apresenta projeto piloto para reciclagem de embarcações em fibra de vidro

Por: Redação -
17/04/2019

Com um número considerável de barcos fabricados entre as décadas de 1970 e 1990, a Associação de Comércio Marítimo de Rhode Island (RIMTA) espera que seu Projeto Piloto de Reciclagem de Vasos de Fibras de Vidro (FVR) seja uma solução para a crescente preocupação com o descarte. O projeto se concentrará em um método de descarte sustentável que re-processe cascos de fibra de vidro em cimento.

Sem uma opção sustentável para o descarte, esses barcos poderiam despejados em aterros sanitários, abandonados, sugando produtos químicos por muitos anos, ou afundando perto da costa, para se tornar um perigo ambiental e de navegação. Rhode Island Sea Grant e RIMTA estudaram os esforços na Europa para combater o mesmo problema por dois anos antes de lançar um programa piloto.

LEIA TAMBÉM
>>Grupo Ferretti apresenta resultados financeiros de 2018
>>Ventura V300: proa aberta ou fechada? Qual você prefere?
>>Sessa Day Sunset agita Angra dos Reis no próximo fim de semana

Além de parcerias com estaleiros locais, o programa piloto envolve órgãos locais, estaduais e federais para garantir que todos os requisitos de saúde e segurança sejam cumpridos, além de estabelecer apoio legislativo e regulatório para o casco de fibra de vidro reciclado.

Uma análise econômica da ideia será conduzida para determinar a viabilidade de longo prazo e a RIMTA irá “desenvolver recursos para ajudar nos programas de reciclagem de cascos de fibra de vidro em todo os EUA e globalmente”. O financiamento para o projeto vem da 11th Hour Racing, da Associação das Indústrias Marina, da BoatUS Foundation e da Rhode Island Resource Recovery Corporation. Os organizadores do projeto continuam buscando financiamento dentro e fora das indústrias naval e de compósitos.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Mansão flutuante": conheça a tendência global que atracará no São Paulo Boat Show 2026

    Conhecida como "yacht standard", a moda faz com que embarcações funcionem como extensões imobiliárias de luxo; evento vai de 24 a 29 de setembro

    De olho no mundial e nas Olimpíadas: veja os resultados da Copa Brasil de Vela de Praia 2026

    Competição chegou à 6ª edição em Fortaleza e serviu como preparação para o Mundial de Vela 2027, etapa classificatória para os Jogos Olímpicos 2028

    Nova lancha de luxo de Charles Leclerc custou quase R$ 5 milhões e chega a 75 km/h

    Modelo do estaleiro italiano Riva, o 3º da marca sob posse do piloto, segue um visual clássico que alia materiais como madeira e couro

    Morre Jorge Oliveira, fundador da Fluvimar

    Empresário, natural do distrito de Leiria, em Portugal, fundou a empresa ao lado da esposa Yolanda Cristina

    Filho de Robert Scheidt conquista título Mundial Sub-19 de Vela

    Prestes a completar 17 anos, Erik Scheidt esteve entre os cinco melhores colocados em 10 das 11 regatas da classe ILCA 6 disputadas na Dinamarca