História de pescador? Homem “fisga” filhote de onça em rio no Pantanal; assista
Vanderlei da Silva Rosa ajudou o animal que se perdeu da mãe a chegar em terra firme


As famosas histórias de pescador já não são como antes. Hoje em dia, é possível ter o relato duvidoso registrado em vídeo. Foi o que aconteceu com o empresário Vanderlei da Silva Rosa, que “fisgou” um filhote de onça-pintada para ajudá-lo a atravessar um rio no Pantanal do Mato Grosso do Sul — e viralizou na internet com a captura do momento.
Tubarões são flagrados se “coçando” em raias; Assista
O amor está na água: cavalos-marinhos são flagrados se “beijando”
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Pescador amador, Vanderlei, que é da pequena Ibaté, no interior de São Paulo, viaja todo ano ao Pantanal do Mato Grosso do Sul para pescar. Foi justamente em uma dessas viagens que ele viveu o momento especial na região de Corumbá (MS), que fica na junção do Rio Miranda com o Rio Paraguai. Assista:
Ele e um amigo, também pescador, voltavam de uma pesca quando avistaram uma onça com dois filhotes. Ao g1, Vanderlei detalhou que alguns barcos passaram na frente da embarcação da dupla e os filhotes mudaram de direção. “Um foi para o sapé e o outro foi em direção ao Rio Paraguai. Lá tem correnteza e com certeza ele ia se perder da mãe”, explicou.
Aí, a única alternativa foi tentar ajudar– recordou ao veículo
Foi nesse momento que o filhote de onça acabou “fisgado” pelo pescador amador. Vanderlei improvisou uma rede que foi içada ao rio. O animal, por sua vez, se agarrou a ela até ser levado à margem, onde foi solto em segurança.
Com certeza o bichinho se salvou, a oncinha estava muito cansada, mas graças a Deus que deu tudo certo– comemorou
A mamãe onça havia sido vista pela dupla a cerca de 30 metros dali. O outro filhote, segundo Vanderlei, também conseguiu se salvar.
Para o biólogo Henrique Abrahão Charles, há chance de mais de 90% de o filhote reencontrar a mãe. Ao g1, ele explicou que a porcentagem alta se deve ao fato de que a mãe não abandona o filhote. “Eles se comunicam. A onça tem olfato muito poderoso, boa audição e visão excelente. Existem métodos de vocalização do filhote. Ela vai procurar por ele, ele vai chamar por ela”, detalhou.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Barco fazia parte de sistema de transporte nos anos 1930 e foi revelado durante obras após furacão
Projeto Secret, da Tankoa, combina sofisticação italiana, espaços abertos e performance de alto nível
População pode ajudar no monitoramento de espécies invasoras que ameaçam o Mediterrâneo
Aos 20 anos, Anna Carla atua na embarcação desde abril de 2025. Conheça a história!
Produzido pela startup Wildtype, iguaria já está disponível em restaurante premiado e deve chegar a mais casas em breve