Forasteiros em Ilhabela
As inscrições para a Ilhabela Sailing Week, principal competição de oceano da América Latina, seguem a todo vapor e até o momento mais de um terço dos barcos inscritos virão de longe para competir na Capital Nacional da Vela entre 3 e 11 de julho. Com sede no Yacht Club de Ilhabela, a 42ª edição do evento já tem presença confirmada de tripulações da Argentina, Uruguai, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Uma legião de velejadores argentinos e uruguaios estará de volta à raia em Ilhabela neste ano, embarcados no Brisa, do Club de Regatas La Plata; no Cristabella, do Yacht Club Uruguayo e em mais quatro veleiros da classe Star que representarão o Yacht Club Olivos e o Yacht Club Argentino, ambos de Buenos Aires. O Cristabella já pertenceu a um brasileiro, o velejador Marcelo Massa, que levou o barco à vitória no Circuito Ilhabela de vela oceânica, atual Copa Swift Sport, em 2008. Também teve presença assídua na Ilhabela Sailing Week e em Regatas Santos-Rio na década passada.
Em 2014, muitos velejadores do cone sul, frequentadores regulares das regatas em Ilhabela, estiveram no Brasil algumas semanas antes da competição. Optaram por acompanhar seus países na Copa do Mundo de futebol. Neste ano estão de volta. “É sempre um prazer recebermos tripulações de outros países, como de nossos parceiros, Yacht Club Argentino e Yacht Club Uruguayo, e também de outros estados brasileiros. Além de elevar o nível técnico das regatas, a confraternização pelo esporte se torna mais intensa”, afirma o diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu.
A esquadra carioca está prestes a suspender âncora rumo a Ilhabela, trazendo entre outras embarcações, Kalimera, Shawarma Express, Tô Nessa, Ventaneiro, Maestrale, Petit Prince, Santa Fé, Kibyxu, Lucky, Xavanti e Miisca (Star). Os barcos da HPE 25, Arretado, Relaxa e Carioca Fiote, também do Rio de Janeiro, disputaram o Campeonato Brasileiro da classe no último fim de semana de maio e permanecerão no Yacht Club de Ilhabela, assim como o Tereza (RS) e o Força 12 (SC). O Surfer Spirit (RJ) é mais uma presença garantida entre os HPE.
Os veleiros que vêm do Sul, com sorte podem fazer a navegação costeira impulsionados por uma frente fria em direção ao Canal de São Sebastião. San Chico, Itajaí Sailing Team, Zeus, Viva Extraordinário e outros barcos já confirmaram presença na Ilhabela Sailing Week 2015. O Zeus Team terá como desafio defender o título da competitiva classe C30 conquistado em 2014. O mesmo vale para o barco carioca Lucky, vencedor da RGS B na edição anterior, enquanto pelo menos quatro barcos da Escola Naval do Rio de Janeiro, representando a Marinha do Brasil, brigarão pelo bicampeonato na disputa por equipes.
Foto Marcos Méndez / SailStation
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses