Giorgio Armani exibe megaiate projetado do casco ao interior por ele mesmo
Giorgio Armani não dispensa tendências de moda em nenhum âmbito de sua vida, e seus barcos são um exemplo claríssimo disso. Isso, porque o designer é um verdadeiro apreciador náutico. Ele possui mais de uma embarcação, e a principal, o megaiate Main, tem 65 metros de comprimento (213 pés) e foi construída pelo estaleiro italiano Codecasa.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
O megaiate já chama atenção pela cor, um verde escuro. Mas os destaques não param por aí! Ele foi inteiro projetado pelo próprio estilista, do casco ao interior, e levou 30 meses para ser construído. Acomoda até 12 convidados em 8 camarotes, sendo 6 suítes. Ainda possui um lounge e uma série de espreguiçadeiras giratórias para quem apostar no banho de sol, todas situadas no terraço principal. “Coloquei tudo o que considero importante no mar e, ao mesmo tempo, introduzindo um conceito de casa. Eu projetei não apenas áreas de banho de sol e de jantar, mas também as partes onde as pessoas realmente moram, as partes mais privadas”, explicou o estilista.
A construção do casco se deu em aço de alta resistência e a superestrutura, em alumínio. Armani conta que existe um motivo para a coloração esverdeada: “Pintar Main de verde foi uma escolha feita para camuflá-la. O mar raramente é o que chamaríamos de azul. É verde, ou azul escuro, ou turquesa, onde há fundos rasos e grandes barcos não podem atracar. O verde camufla o barco no mar, por isso não parece muito chamativo”.
Uma das características básicas no design é a elegância como um requisito. “Eu queria que Main tivesse uma aparência forte e compacta, e não sobrecarregada com tinta branca deslumbrante que pode ser vista à distância. Nesses casos, as pessoas dizem: ‘Oh, esse é o barco de fulano de tal'”. Ele também minimizou o brilho da luz refletida internamente. “Tive a ideia de criar anteparas desde o convés de navegação até o flybridge. Eles evitam que a forte luz do sol no mar, refletida na água, entre com violência, dando ao interior uma aparência abafada”.
Leia também
» Conheça as embarcações dos hollywoodianos Nicolas Cage e de Steven Spielberg
» Depois de 11 horas no mar, náufrago é resgatado por Leonardo DiCaprio
» Conheça o superiate com estilo retrô de J. K. Rowling, que já pertenceu a Johnny Depp
Dois pedidos de Armani, em especial, foram mais difíceis de realizar. O primeiro foi pensar em uma forma das venezianas e janelas correrem em linha contínua ao longo do barco. A ideia era dar a sensação de que o Main não possui paredes, possibilitando a vista panorâmica de qualquer lugar no barco. A segunda era criar um piso no convés que pudesse conectar o salão inferior ao superior, criando o efeito de uma ampla sala de estar. E é por isso que essa área se tornou o coração do navio: ele conta que “esse piso estende-se por quase toda a superfície do convés principal e tem duas áreas distintas, incluindo a sala de estar e lareira. Existem dois sofás personalizados da Armani Casa separados por banquetas e mesas de centro. Há uma mesa central feita de bétula, e almofadas macias em vez de cadeiras. A varanda fica na popa e possui área para refeições”.
Ainda na decoração, a simplicidade era o pedido principal. A inspiração foi, principalmente, os barcos militares — práticos e com espaço otimizado. No interior, a madeira natural domina os pisos, venezianas, escadas e anteparas pelo barco. No salão do convés principal há uma lareira (elétrica, é claro, respeitando as leis de segurança do mar) e a cozinha é decorada com vidro acetinado retro laqueado. As suítes são enriquecidas com mármore e a maioria dos móveis é da divisão de interiores da Armani Casa. O barco tem um cinema, piscina aquecida e academia coberta.
Além de tudo, ainda está equipado com estabilizadores, que visam aumentar o conforto quando ancorado, especialmente em águas agitadas. É alimentado por 2 motores a diesel Caterpillar, de de 2 479 hp.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu