Fotógrafo registra grupo de toninhas no mar de São Sebastião; assista
Essa é uma das menores espécies de golfinho do mundo; registro foi feito durante busca de tubarão-baleia


Ao saírem em busca de um tubarão-baleia fêmea (rhincodon typus) avistado no início do mês, em Ilhabela, as equipes dos projetos Baleia à Vista e Toninhas de Ilhabela encontraram, na verdade, outros animais fascinantes do mar: as toninhas (Pontoporia blainvillei).
Golfinho de 400 kg salta em barco e surpreende pescadores; assista
Cocô de baleia pode ajudar vida marinha e combater aquecimento global
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Ao todo, três grupos desses golfinhos (cerca de nove indivíduos), considerados um dos menores do mundo, foram avistados em Toque Toque, já nas águas de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O belo registro ficou por conta de Frank Santos, fotógrafo famoso por suas fotos impressionantes da vida marinha.
Ver esta publicação no Instagram
O vídeo fica ainda mais especial quando se leva em conta que esses cetáceos estão ameaçados de extinção, principalmente por viverem muito próximos da costa — logo, próximos das atividades humanas.
É uma espécie única e endêmica da costa sudeste do Brasil, Uruguai e Argentina, pois só existem aqui– Júlio Cardoso, fotógrafo e pesquisador do Baleia à Vista
Tubarão-baleia nadou ao lado de mergulhador no início do mês
O encontro com as toninhas se deu a partir da busca de um tubarão-baleia fêmea, avistado no início do mês — e que não foi encontrado novamente. O animal marcou outro registro impressionante, desta vez, de Marcos Cará, quando nadou ao lado do mergulhador Thiago Veras, também do Projeto Baleia à vista.
Ver esta publicação no Instagram
Segundo Cardoso, o tubarão-baleia foi visto no lado sul do arquipélago, em uma região conhecida como ponto fixo 2. A fêmea tem entre 9 e 10 metros e cerca de 30 anos — a idade de reprodução da espécie. Ainda segundo o pesquisador, o animal é jovem, já que a espécie chega até os 100 anos de idade.
Vale destacar que nadar com cetáceos não é permitido pela legislação brasileira. O tubarão-baleia, por sua vez, é um peixe — na verdade, o maior peixe do mundo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Marca italiana terá 5 barcos no salão, de 26/04 a 04/05, incluindo iate de Cristiano Ronaldo
Segunda temporada da competição de barcos elétricos já teve LeBron James "roubando" o Team Brazil
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque