Influencer é preso após invadir ilha do “povo mais isolado do mundo”

Ucraniano Mykhailo Viktorovych Polyakov foi até a Ilha Sentinela do Norte para tentar contato com os sentineleses

Por: Nicole Leslie -
08/04/2025
Foto: Indian Coastguard/Survival International / Divulgação

Quanto vale um conteúdo viral? Para um digital influencer, custou a liberdade. O ucraniano Mykhailo Viktorovych Polyakov, de 24 anos, foi preso na última quinta-feira (4) depois de ir até a Ilha Sentinela do Norte, na Índia, para tentar contato com os sentineleses, que vivem isolados da sociedade. A aproximação desse povo foi oficialmente proibida em 1957, quando a ilha onde vivem foi declarada reserva tribal.

O influencer utilizou um bote motorizado para se aproximar da ilha e, segundo as autoridades, filmou o trajeto para que virasse conteúdos para suas redes. Além de ir até a Ilha Sentinela — o que já é proibido — , ele tentou chamar atenção dos nativos com apitos persistentes e deixou uma lata de Coca-Cola e cocos como oferenda a eles.

Os sentineleses são considerados o povo ‘mais isolado do mundo’. Foto: Survival Internacional / Divulgação

Mykhailo navegou 40 km até o local e não conseguiu contato com os nativos, que têm o histórico de matar quem se aproxima de suas terras. No entanto, o ato de ir até a Ilha Sentinela do Norte, onde vive o povo mais isolado do mundo, configura crime e, por isso, o influenciador digital foi preso.


Em 2018, o missionário estadunidense Allen Chau foi morto por esse povo após desembarcar na ilha com o objetivo de evangelizá-los. O corpo do americano não foi recuperado, mas pescadores que o deixaram próximo ao local acreditam ter o visto sendo enterrado pelos nativos.

Quem são os sentineleses?

Os sentileneses vivem isolados da sociedade a pelo menos 60 mil anos, por isso estão entre os povos mais isolados do mundo. Não se sabe muito sobre a vida e cultura deles, mas a estimativa é que o grupo tenha entre 35 e 500 membros.

 

Em 1956, o governo da Índia declarou a Ilha Sentinela do Norte, habitat desse povo, uma reserva tribal. A ação proibiu viagens a menos de 5,6 km do local e também tornou ilegal o registro de imagens deles.

 

Além dos riscos a quem ousa se aproximar do povo Sentinelês, por viverem completamente isolados a aproximação de pessoas que vivem em sociedade pode torná-los vulneráveis a doenças. Isso acontece pelo potencial risco de levar microrganismos que os sentineleses não estão acostumados através de aproximação física ou de objetos, como latas de refrigerante.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960

    Exposição na Inglaterra apresenta barcos de mais de 3 mil anos esculpidos em troncos de madeira

    Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época