Professor larga tudo para dar volta ao mundo em veleiro de 8 metros
Pelas redes sociais, Luke Hartley compartilha suas aventuras a bordo de uma 27 pés de 1976
Um ano atrás, Luke Hartley vivia uma vida pacata em Seattle, nos Estados Unidos, em meio a alunos do ensino fundamental na escola onde atuava como professor de música. Hoje, porém, a vida dele é bem diferente. Em uma virada radical de carreira, Luke largou tudo e se lançou ao mar para encarar uma volta ao mundo de veleiro.
Resorts ‘no meio do nada’ oferecem de natação com cavalos a plantio de recifes
Após 2 mil anos, antiga praia romana soterrada por vulcão reabre ao público
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Atualmente na Polinésia Francesa, o professor compartilha sua aventura pelas redes sociais sob o nome Sailing Songbird — algo como ‘pássaro canoro navegando’, na tradução livre para o português.
No Instagram, acumula 897 mil seguidores, que acompanham o dia a dia dele na Vancouver 27, embarcação de 8 metros de comprimento que data de 1976. “Nunca pensei que viveria em tempo integral em um veleiro de 27 pés”, disse em uma publicação.
A vida no mar tem sido a experiência mais desafiadora e gratificante da minha vida. Os altos são enormes e os baixos parecem esmagadores às vezes– Luke Hartley
Volta ao mundo em veleiro
Luke decidiu tirar do papel, no ano passado, um sonho antigo que o acompanhava. Depois de pensar muito a respeito, pediu demissão e vendeu tudo o que tinha para comprar o barco.
Ao longo de sete meses, se dedicou a consertar o veleiro de 48 anos de idade e, em sete de outubro de 2023, deu adeus à terra firme ao embarcar na jornada pelo mar de Seattle.
Desde então, Luke enfrentou tempestades, conheceu novas culturas e até viveu um perrengue ao ficar incomunicável depois de ter perdido, submersa, a antena da Starlink que lhe provia internet.
“Fiquei apavorado com a solidão que viria. […] Olhando para trás, sei que essa foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. Sou grato pela solidão que experimentei e estou para sempre mudado pelos insights que tive durante esta jornada”, comentou.
Dos Estados Unidos, o professor chegou ao México e encarou 49 dias no Pacífico Sul, na primeira grande travessia da volta ao mundo de veleiro. Antes de ficar sem internet, fez uma espécie de diário de bordo, em que mostra as alegrias e perrengues de navegar em um pequeno barco.
Atualmente, ele está em terra firme, na ilha de Nuku Hiva, na Polinésia.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência
Americano realizou o feito em novembro de 2008, prometendo prêmio para quem a encontrasse; saiba o que ele escreveu
Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade
Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026
Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades