Darth Vader dos mares: inseto marinho recém-descoberto ganha nome inspirado no vilão

Identificado em mercado de frutos-do-mar do Vietnã, ele pesa mais de 1kg e é considerado iguaria culinária superior à lagosta

29/01/2025
Foto: Nguyen Thanh Son / Divulgação

Nomes científicos de animais são difíceis de memorizar, mas talvez o deste isópode recém-descoberto pela ciência permaneça na sua lembrança: Bathynomus vaderi. O batismo faz referência ao vilão mais famoso das galáxias, Darth Vader, pela semelhança entre o formato da cabeça desse gigante inseto do mar e o capacete icônico do personagem de Star Wars.

São muitas as camadas por trás desse inseto marinho, que já era considerado iguaria culinária no Vietnã — país em que foi encontrado sendo comercializado em um mercado de frutos-do-mar — antes de ser descoberto. A semelhança com o vilão segue em níveis de grandeza: enquanto Vader é um gigante das telonas, o isópode é o maioral dos mares — ao menos dentro de seu gênero.

Foto: Nguyen Thanh Son / Divulgação

O animal, que pode chegar a 32,5 centímetros de comprimento e pesar mais de um quilo, normalmente habita profundidades oceânicas que variam de 170 m a 2.500 m — o que ainda lhe dá o poder de sobreviver em regiões com baixa luminosidade. Seu lar, contudo, é ainda pouco explorado pela ciência.

 

O isópode foi descoberto em 2022, por pesquisadores da Universidade de Hanói, no Vietnã, que adquiriram quatro isópodes gigantes na cidade portuária de Quy Nhơn, num mercado de frutos-do-mar nas Ilhas Spratly, no Vietnã.

 

Por lá, o inseto é considerado “o rei dos mares” e uma iguaria culinária considerada mais saborosa, inclusive, do que a lagosta.


Dois desses exemplares foram enviados para análise no Museu de História Natural Lee Kong Chian, da Universidade Nacional de Singapura. O tamanho incomum dos animais despertou o interesse dos cientistas, que, após um ano de estudos, identificaram a espécie como desconhecida até então.

Foto: Peter Ng / Divulgação

“A descoberta de um ser tão peculiar quanto o Bathynomus vaderi no Vietnã ressalta o quanto ainda sabemos pouco sobre as profundezas marinhas”, afirmaram os pesquisadores em comunicado.

O fato de uma espécie tão grande ter permanecido oculta por tanto tempo mostra o quanto ainda precisamos explorar as águas do Sudeste Asiático– ressaltaram os cientistas

Até o momento, o inseto marinho de nome inspirado em Darth Vader foi encontrado em águas profundas de Biển Đông — região vietnamita do Mar da China Meridional — e ao longo da costa das províncias do centro-sul do Vietnã.

 

Pesquisas futuras buscarão verificar sua presença em outras áreas próximas. Apesar dos desafios técnicos, a exploração de águas profundas avança, impulsionada principalmente pela pesca e pela extração de petróleo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Quebra-cabeça: superiate Maiora 42 desafia disposições tradicionais de barcos de luxo

    Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores

    Celebridades aproveitam verão europeu sobre as águas; veja fotos!

    Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações

    Próxima parada, Grã-Bretanha: Brasil encara nova etapa do SailGP após resultado histórico

    Em crescimento na competição, Mubadala disputará Grand Prix em Portsmouth, na Inglaterra, neste fim de semana

    Pesquisadores encontram fóssil de tartaruga que viveu há mais de 8 milhões de anos na Amazônia

    Segundo eles, fóssil encontrado no rio Acre pertence à maior tartaruga de água doce já encontrada no mundo

    Agiu certo? Homem em prancha solta baleia presa em rede de pesca em SC; assista

    Ibama afirma que a intervenção direta nestes animais deve ser feita por órgãos ambientais competentes e investiga o caso