Conheça a lancha que une motor elétrico, hidrofólios e design clássico

Por: Redação -
26/10/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Conhecido como “Relâmpago” — ou Molniya, em russo —, este barco mistura o clássico de seu design, com a modernidade de sua tecnologia. 100% elétrico e com hidrofólio, o Molniya, enfim, saiu do papel e dos sonhos de seu construtor Artem Markov.

Formado no Instituto de Automóveis e Construção de Estradas de Moscou, onde integrou uma equipe de corrida de carros elétricos que competia contra universidades de todo o mundo, Markov montou uma equipe na capital russa e os colocou no mapa da náutica mundial.

Inspirado no trabalho da equipe de Candela, Markov afirma que tudo começou em 2016, quando percebeu que poderia dar vida ao projeto: encontrou um casco clássico de fibra de vidro e alumínio e logo começou a trabalhar na sua conversão.

A equipe teve que fortalecer e reforçar o casco para lidar com as tensões dos hidrofólios dianteiros. Na popa, projetaram pequenas asas laterais (como “chines” salientes) que ajudam a levantar a popa e alinhar o barco sobre os hidrofólios dianteiros durante a aceleração.

Para a propulsão, optou-se pelo conjunto de motorização de centro-rabeta. Usando o conhecimento e a experiência de projetos e construção de carros elétricos de corrida, foi encomendado um motor de 80 kW para ser acoplado à rabeta.

O Molniya tem 8,9 metros de comprimento (29 pés) e, de acordo com seus idealizadores, pode navegar até 135 milhas náuticas, mas em baixa velocidade. Em cruzeiro, a autonomia cai para modestas 20 milhas náuticas.

O contraste do retrô com a modernidade do barco é o que mais chama a atenção. O painel, por exemplo, parece ter sido tirado de um carro luxuoso da década de 1950. E o russo afirma: “Nunca consegui entender qual é a beleza de andar em barcos a motor com muita vibração e ruído. Então, decidi que queria encontrar uma maneira de transferir o silêncio e o conforto de um iate à vela para uma lancha”.

A princípio, a propulsão de popa adaptada foi útil para provar o conceito de barco elétrico com hidrofólio, mas designers e engenheiros estão ansiosos para ver a eficiência aprimorada do motor, da propulsão e sistema de bateria que foi projetado do zero para o Molniya.

Leia também 

>> Projeto de embarcação futurista de mais de 100 metros conta com hidrofólios
>> Ousado e polêmico, o novo jet WaveFlyer usa motor elétrico e hidrofólios para “voar” na água
>> Revolução náutica: conheça a lancha que une motor elétrico e hidrofólios para “voar” na água

Infelizmente, 2020 não será o ano ideal para apresentar o protótipo em feiras de barcos e despertar o interesse dos consumidores ou investidores. Parece, entretanto, que o Molniya é o tipo de barco que deve agradar a quem procura o mesmo que Artem Markov: uma experiência clássica de barco a motor, mas silenciosa e com uma navegação suave, típica dos veleiros.

Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Com gama para todos os gostos, empresa oferece pisos em diferentes cores e materiais, além de acessórios para barcos

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana