Lars Grael anuncia fim de carreira internacional


Lars Grael anunciou, no último domingo (7), o fim de sua carreira internacional. Desde 1972 no mundo da vela, ele é detentor de duas medalhas olímpicas, dois títulos mundiais, 12 títulos continentais, 30 títulos nacionais, além de muitos outros resultados. “É uma decisão difícil, você tem que saber a hora de parar, usar a razão, sentir o seu corpo”, afirmou Lars, que vai continuar velejando no âmbito nacional.
“Após o acidente, há cerca de 20 anos, eu voltei a velejar em outra classe (Star), influenciado pelo meu irmão Torben. Foram 19 anos de muita dedicação, mas chega uma hora que a gente passa a querer priorizar outras ações”, complementou.
No período em que velejou pela Star, ele destaca a conquista como o campeonato mundial de 2015, em Buenos Aires, em dupla com o Samuel Gonçalves. Em Campeonatos Mundiais na classe Star, além do título de 2015, foco no Vice título de 2017 (nossa última participação em mundiais), o Bronze de 2009 e os 4º lugares em 2010 e 2016. Na prestigiada Bacardi Cup, conquistou o inédito (para uma equipe brasileira) bicampeonato de 2014 e 2015, e ainda, o Vice de 2013, além das 4ª colocações de 2017 e 2018.
LEIA TAMBÉM
>>Maior projeto solar fotovoltaico flutuante do mundo é ativado na China
>>Membro da família Real da Noruega disputa o Brasileiro ABVO de Veleiros de Oceano
>>Rede Golfinho de Combustíveis marcará presença no Rio Boat Show
Foram 7 campeonatos continentais (Sul-Americano e Hemisfério Ocidental), e 5 Vices (Europeu; Norte-Americano; Sul-Americano; Hemisfério Ocidental e Hemisfério Sul). Lembra, ainda, de 16 títulos nacionais entre Campeonatos Brasileiros (7); Campeonatos do Distrito (7) e Pré-Olímpicas da CBVela (2).
Entre as principais razões para a decisão, Lars Grael destacou o alto custo de se autofinanciar nas competições. Ele vai aproveitar para dedicar-se às palestras que ministra, e a consultoria de esporte. “Aos 55 anos, terei mais tempo para o trabalho, para a família, para o Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael) e para os amigos”, disse.
A despedida de Lars será no Campeonato Europeu de 2019, que acontecerá entre 15 e 19 de maio, no Lago de Garda, na Itália, onde irá competir com o proeiro Pedro Henrique (Bolder) Trouche. Bolder é atual vencedor da “SSL Finals” em dupla prodígio com Jorge Zarif.
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
SS United States tem sido cuidadosamente limpo para ser transformado em um enorme recife artificial de corais
Descoberta aconteceu em Dubrovnik, sul da Croácia, enquanto trabalhadores instalavam uma tubulação
Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países
Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores