Lars Grael encerra carreira internacional no Campeonato Europeu da Star Sailors League

Por: Redação -
10/05/2019
Foto: Marc Rouiller

Além da importância do cobiçado título da vela, o Campeonato Europeu da Classe Star de 2019 terá outros motivos que justificam a possibilidade de mais de 100 barcos no lago de Riva del Garda, ao norte da Itália, de 15 a 19 de maio. A competição terá o status de SSL Breeze Grand Slam, da Star Sailors League (SSL), e marcará a despedida internacional da classe, do medalhista olímpico e campeão mundial Lars Grael.   

“O primeiro álbum da carreira solo do Beatle George Harrison chama-se ‘All Thing Must Pass’ (todas as coisas devem passar) e traz reflexão quanto à transitoriedade na vida. Nesse momento de decidir com a razão, sentir as limitações do corpo e ouvir o coração, optei por encerrar minha carreira internacional na ultracompetitiva Classe Star. Encerrar, porém, com equilíbrio e sentimento de dever cumprido”, considera Lars Grael.

Aos 55 anos, Lars coleciona títulos e outras conquistas que lhe transformaram em referência na vela mundial. O próprio velejador divide sua vitoriosa carreira em duas etapas. A primeira, desde a iniciação, tendo como meta as duas medalhas olímpicas na Classe Tornado, até o acidente em 1998. A segunda, é a que se encerra na próxima semana. “Era uma necessidade de provar, sobretudo para mim mesmo, do que minha força de vontade seria capaz após o acidente”, enfatiza Lars.

Em 19 anos de Classe Star, Lars destaca o título mundial de 2015 na Argentina, ao lado de Samuel Gonçalves, entre suas principais conquistas. A dupla ainda foi vice-campeão mundial em 2017 e conquistou o bicampeonato (2014/15) da tradicional Bacardi Cup, inédito para a vela brasileira. Lars ainda somou mais sete títulos intercontinentais entre os campeonatos Sul-Americano e Hemisfério Ocidental, e outros 16 em competições nacionais.  

LEIA TAMBÉM
>>Rio Boat Show 2019 contou com a presença da Marinha do Brasil
>>Rio Boat Show contou com presença da Grow Deck
>>Sapatilhas antiderrapantes exibidas no Rio Boat Show são ideais para uso náutico

“Entre as principais razões para a decisão, destaco o elevado custo de me autofinanciar nas competições internacionais desde a descontinuidade do meu último patrocinador em 2015. Não acho justo sangrar as contas da família. Vou me dedicar às palestras que sempre apresento com entusiasmo e à consultoria esportiva no Grupo Globo. Por questão de ética e consciência nunca reivindiquei o benefício Bolsa-Atleta, ao qual sempre tive direito”, revela Lars, apesar das dificuldades para obter patrocínio.  

Lars correrá o Europeu de Star ao lado de Pedro Trouche, atual campeão da SSL Finals das Bahamas com Jorge Zarif. Seu tradicional proeiro, Samuel Gonçalves, formará dupla com o holandês Haico de Boer. A troca se deve à gravidez da esposa de Samuca, que não correria o Mundial de Star com Lars em junho, também na Itália, devido à previsão do nascimento de seu filho no mesmo período das regatas.

Após reflexão consciente e a escolha oportuna para mudar os rumos competitivos, Lars aproveita o momento para expressar gratidão. “Agradeço a cada proeiro com quem dividi minhas emoções nas raias. Meu maior agradecimento vai para minha esposa Renata que sempre me ofereceu apoio, carinho, dedicação, torcida e companheirismo; assim como para meus três filhos que sempre compreenderam minha ausência diante da paixão pela vela”.   

O Campeonato Europeu de Star – SSL Breeze Grand Slam – renderá 2.500 pontos no Ranking da Star Sailors League à dupla campeã. A pontuação fica abaixo apenas da SSL Finals, que oferece 4.000 pontos. O Brasil ainda terá no Lago de Garda, Robert Scheidt e Henry Boening, e os proeiros Bruno Prada, com Augie Diaz (EUA), e Arthur Lopes com Paul Cayard (EUA). “Não significa o adeus à vela. Velejador que é velejador, navegará até seus últimos dias”, conclui Lars Grael. 

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Solara 500 Skydeck ganha espaço lateral e maior abertura na praça de popa

    Com Fly espaçoso, lançamento do estaleiro está em promoção no São Paulo Boat Show 2024, até 24 de setembro

    Nova Triton 44 Flyer traz recursos de lanchas maiores; confira 3 destaques para ficar de olho

    Embarcação ao estilo walk around foi apresentada pela primeira vez no São Paulo Boat Show

    Com conceito de barco open, nova cabinada da Azov Yachts chega para atender pedido de clientes

    Lancha Z380C estreia no São Paulo Boat Show com cabine de 1,75 metro de altura e pernoite para até 5 pessoas; conheça

    Exibida em primeira mão, Azimut Fly 56 reúne elegância e tecnologia pensadas para maior conforto

    Lançamento do estaleiro italiano faz estreia no São Paulo Boat Show 2024, que vai até dia 24 de setembro

    Seguindo tendências mundiais, Fibrafort exibe Focker 262 GTO com tons monocromáticos

    Estaleiro desembarcou no São Paulo Boat Show 2024 com 13 lanchas, incluindo o esportivo modelo de entrada Focker 212