Empresa neozelandesa apresenta o maior barco anfíbio do mundo. Conheça
Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.
A Sealegs, fabricante de barcos com sede na Nova Zelândia, existe desde 2005 e, desde então, constrói barcos anfíbios para proprietários de cerca de 55 países. A comodidade de poder trazer sua embarcação para terra firme sem a ajuda de um segundo veículo como um trator ou um reboque é a especialização da organização. O lançamento mais recente do estaleiro é o Cabin RIB de 12m, projetado em parceria com Hall Marine e C4 Design.
Com esse comprimento, o Cabin RIB se torna o barco anfíbio mais longo do mundo, de acordo com a marca. Possui, ainda, uma versatilidade em termos de aproveitamento de todo esse espaço, podendo ser adaptado tanto para fins recreativos, quanto para transporte de cargas ou turismo.
Ele utiliza o sistema Sealegs System 100 e consiste em rodas e motores hidráulicos integrados aos pneus de aro 37 para uma tração nas quatro rodas. Segundo a marca, percorre o terreno em que se encontra em velocidades de até 8 km/h, graças aos 94 cv de potência. Em terra, este barco é capaz de escalar locais de até 25% de inclinação.
Leia também
» Evolve apresenta nova lancha de 40 pés com hardtop. Conheça
» Campeonato de barcos elétricos é apresentada oficialmente na Europa. Confira
» Mastercraft marcará presença com lanchas de wake no São Paulo Boat Show 2020
Por mais que a velocidade em terra não seja o forte do barco, essa parte da embarcação foi construída com o intuito apenas de retirá-lo da água e colocá-lo em terra firme. Na água, porém, ele usa um par de motores de popa de 400 hp, visando atingir velocidades maiores. Também é possível equipá-lo com outros motores de popa duplos de 300 hp. E, para mantê-los, conta com tanque de combustível de 500 litros sob o convés.
Esse modelo, de acordo com as especificações, pode acomodar até 12 pessoas, incluindo o condutor. Ele vem com um layout personalizável, que o torna a escolha ideal para quem gosta de variedade. Na configuração recreativa, pode acomodar nove pessoas, vem com sua própria cozinha e cabine fechada (ou aberta) com vista panorâmica. Outras opções incluem beliches para dormir, espaços para refeições ou teto solar elétrico, ar-condicionado e churrasqueira, além de uma ampla variedade de arranjos para espaços recreativos. Uma plataforma de embarque retrátil permite um embarque fácil e rápido. A tecnologia a bordo inclui GPS/sonda de profundidade, radar e piloto automático de controle de cruzeiro, e o aquecedor e a geladeira fazem parte da oferta padrão.
A Sealegs não mencionou uma faixa de preço para o modelo básico. O primeiro Cabin RIB de 12m está em construção, tendo sido encomendado por um cliente na Europa. A Sealegs estima que as entregas de mais unidades começarão em 2021.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Expedição que passou por mais de 30 rios desafiou aventureiros com direito a raias venenosas e trechos de 'pancadas' na água
Realizada na costa chilena, operação encontrou ecossistemas desconhecidos e criaturas bizarras através do ROV
De acordo com pesquisador, os tubarões-de-Port-Jackson costumam descansar durante o dia e se alimentar à noite
Embarcação de 790 pés da Ritz-Carlton Yacht Collection estreou neste mês nos mares, com itinerários a partir de R$ 83 mil
Modelos da marca japonesa vão dos 9 aos 325 hp, com variações de 2 e 4 tempos; salão acontece de 19 a 24 de setembro