Maior navio da Marinha brasileira chega para atender vítimas das chuvas no litoral de São Paulo

O gigantesco Atlântico foi deslocado até São Sebastião para ajudar no atendimento médico e logístico após tragédia

23/02/2023
maior navio da frota da marinha
Fotos: Divulgação

Aportou na manhã desta quinta-feira (23), no litoral norte de São Paulo, o maior navio da frota da Marinha do Brasil: o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico. A grande embarcação servirá de hospital de campanha e ajudará no resgate às vítimas das chuvas na região.

O Atlântico atuará dando apoio às ações da Defesa Civil na região de São Sebastião. Agora, mais de mil militares da Marinha se somam no atendimento médico e na busca de pessoas desaparecidas.

maior navio da frota da marinha

O maior navio da frota da Marinha também está equipado com um hospital de campanha para atender aos desabrigados. Dessa forma, vai ajudar a diminuir a sobrecarga nos hospitais locais, que darão prioridade aos casos mais graves.

 

O espaço terá médicos de diversas especialidades, como ortopedista, cirurgião geral, anestesista e clínico geral, além de farmacêutico, cirurgião dentista e técnicos em enfermagem, entre outros profissionais e militares da área de saúde.

maior navio da frota da marinha

Estão a bordo do Atlântico 180 fuzileiros navais da Força de Fuzileiros da Esquadra, bem como microcarregadeiras, ambulâncias e pá carregadeira, que irão ajudar na desobstrução de vias e no auxílio ao resgate das vítimas.

 

Segundo Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, o Atlântico estará atuando no litoral norte pelo tempo que for necessário.

maior navio da frota da marinha

Dentro do maior navio da frota da Marinha estão seis helicópteros do Comando da Força Aeronaval, três embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal e duas lanchas.

 

Segundo divulgou a Agência Marinha de Notícias, também foi deslocada para a região a embarcação de Embarque e Desembarque de Carga Geral Guarapari. Assim como o Atlântico, este navio também dará suporte aos desabrigados. O Guarapari ainda possui uma rampa capaz de atracar em praias para o resgate de vítimas das áreas isoladas.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024