Mar do Rio de Janeiro foi palco para show de baleia em fase de migração; veja vídeo
Baleia jubarte se exibiu em mar próximo à Barra da Tijuca enquanto seguia em direção à Bahia


Qual o tamanho do privilégio de assistir a uma baleia jubarte dar um espetáculo no mar, antes de se preparar para um dia comum no trabalho? Na Cidade Maravilhosa, banhistas puderam apreciar o show do animal próximo à Barra da Tijuca, na última sexta-feira (9).
Cardume de tubarões ameaçados de extinção é flagrado em Ilha Grande
Vem aí o Marina Itajaí Boat Show! Conheça detalhes do evento
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Guilherme Braga, diretor da ONG Parley For the Oceans e dono de uma empresa de aluguel de embarcações, foi um dos sortudos a ver tudo de camarote. Enquanto se preparava para um mergulho antes do trabalho, o ativista de 43 anos conseguiu registrar a cena ainda em seu barco.
“Nunca tinha visto isso, a baleia quase encostou na pedra de uma das lajes que existem ali. Ela veio de perto da praia, onde eu a avistei, e passou das Ilhas Tijucas. Pulando e se exibindo direto. Foi incrível, um show”, contou Braga.
Ver esta publicação no Instagram
Ainda segundo Guilherme, a baleia nadou entre a Praia da Barra e as Ilhas Tijucas e depois seguiu rumo ao oceano.
A oceanógrafa Liliane Lodi, pesquisadora do projeto Ilhas do Rio, explicou ao jornal O Globo que o animal está em época de migração, período que começou em junho e vai até meados de agosto.
Lodi mencionou ainda que a espécie costuma passar pelo litoral do Rio, algumas bem rente à costa, seguindo em direção ao Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, sua principal área de reprodução e cria.
Também na última sexta-feira, pesquisadores do projeto fizeram avistamentos de baleias jubarte. “Nós ainda estamos no mar, inclusive vimos baleias bem perto de Ipanema e Copacabana também. Enfim, bem-vindas, jubartes!”, comemorou Liliane.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960
Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época




