Pescadores retiram 6 toneladas de lixo de manguezal no Guarujá
Mutirão de limpeza faz parte de uma ação que tem como objetivo combater o acúmulo de resíduos sólidos no oceano


Em apenas um dia, cerca de seis toneladas de lixo foram retiradas do manguezal do Rio do Peixe, em Guarujá, município localizado no litoral sul de São Paulo.
80 embarcações abandonadas serão removidas da Baía de Guanabara
Embarcações abandonadas em Niterói ameaçam crianças e prejudicam pais
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Realizado por 41 pescadores da região, o mutirão de limpeza faz parte do programa Mar sem Lixo, promovido pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).


Para a logística, os materiais necessários na remoção e a destinação adequada dos resíduos que estavam no manguezal, a iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman),
Números do Mar sem Lixo realmente impressionam
Criado em Cananéia, Itanhaém e Ubatuba, no final do primeiro semestre de 2022, o programa foi expandido para Bertioga, Guarujá e São Sebastião em novembro de 2023.
Desde então, graças ao trabalho dos pescadores cadastrados (atualmente, são 255 apenas no litoral paulista), mais de 32 toneladas de lixo foram retiradas do oceano, de ilhas e manguezais — itens de plástico, vale pontuar, representam 94% desse total.
Como incentivo, um cartão alimentação com valores mensais de até R$ 653 é fornecido aos envolvidos na limpeza. Essa é, inclusive, uma importante fonte de renda no período de defeso, quando acontece uma paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies (de 28 de janeiro a 30 de abril).
“Em fevereiro [deste ano], os pescadores de Guarujá receberam R$ 26.773,00, o que torna os mutirões de limpeza em ilhas e manguezais uma alternativa de trabalho em um período crítico”, diz Rodrigo Levkovicz, diretor da Fundação Florestal.
Além dos mutirões, o Mar sem Lixo já realizou 625 ações educativas, com a participação de mais de 5.300 pessoas. Ao todo, até aqui, o Governo estadual já investiu R$ 1,6 milhão no projeto.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Aos 33 anos, Kevin Neubeck partiu da Alemanha rumo ao Mar Negro em uma moto aquática e agora planeja uma travessia ainda mais ousada: cruzar o Atlântico
Registros foram feitos em paisagens deslumbrantes de países como México, Tonga, Coreia do Sul e Indonésia
Celebração que remete às navegações nórdicas do século 9 tomou conta das arquibancadas, ruas e até estações dos EUA
Estreante no salão náutico, estaleiro carioca exibirá duas embarcações no evento que acontece de 2 a 5 de julho
Estaleiro apresentará embarcações de 31 a 50 pés, com direito a lancha que foi novidade no Rio; evento vai de 2 a 5 de julho




