Pescadores fazem registro raro de tubarão-baleia graças a enjoo; assista

Animal avistado na Austrália não era visto na região há 4 anos; espécie é o maior peixe marinho do mundo

14/02/2024

A sensação de enjoo pode acabar com a alegria de qualquer passeio no mar, principalmente quando a ideia é aproveitar o momento para pescar. Contudo, foi graças a esse desconforto que dois pescadores australianos se depararam com nada menos que um tubarão-baleia, o maior peixe do mar —  e conseguiram registrar o momento.

Thomas D’Emilio é um morador de Hervey Bay, uma cidade na costa da região de Fraser Coast, em Queensland, na Austrália. Por lá, ele pescou durante a maior parte de sua vida sem saber que a região abrigava tubarões-baleia — até ver um deles bem ao lado de seu barco graças a um enjoo de seu amigo Toby, que pescava com ele no último dia 5.

Foto: Instagram @tom.__d / Reprodução

Ambos pescavam pelas águas da ilha Fraser, ao largo da costa de Queensland, quando Thomas sugeriu que fossem “para um lugar que ficasse no meio e tivesse um pouco de ondulação.” A ideia foi negada por Toby, já que, segundo ele, por ali os peixes eram perdidos para os tubarões. Além disso, ele relatou que estava se sentindo enjoado, e queria retornar à ilha.

 

E assim os dois fizeram. Enquanto Thomas aproveitou para tomar um café, Toby começou a se sentir melhor, e os dois voltaram para a água. No caminho, notaram que alguns pássaros estavam agrupados, e resolveram averiguar se por lá havia peixes.

 

O que eles encontraram, contudo, foi muito melhor que o esperado. A princípio, uma decepção: se tratavam apenas de iscas maiores comendo iscas menores. Pouco depois, veio a surpresa. Um tubarão-baleia, bem diante dos olhos dos pescadores.

@tomdemilio Still can’t believe it rare sighting of a whale shark inside Fraser Island k,Gari #fraserisland #kgari #whale #herveybayfishing #herveybay #widebay ♬ One hell of a life – Harrison Hoffman

Se Toby não estivesse enjoado, teríamos ido mais longe e perdido tudo– contou Thomas ao ABC News


Último avistamento havia sido registrado há quatro anos

O tubarão-baleia (Rhincodon typus), é um tipo de peixe que pode atingir 12 metros de comprimento ou mais. O animal, que não era visto na região há 4 anos, costuma ser avistado em maior número no recife de Ningaloo, na costa da Austrália Ocidental. Contudo, de acordo com Brad Norman, pesquisador da Universidade Murdoch, eles também podem ser avistados em águas orientais.

Os tubarões-baleia estão amplamente distribuídos, mas às vezes são bastante enigmáticos, então quando são vistos é realmente emocionante– disse Brad ao ABC News

O pesquisador mencionou ainda que a probabilidade de um avistamento aumentou à medida que mais pessoas visitaram K’gari, e registraram vídeos como o de D’Emilio, permitindo assim aos pesquisadores compreenderem melhor os costumes do animal, que está em perigo, já que seu número diminuiu drasticamente.

 

“Na Austrália, em comparação com muitas outras partes do mundo, os números parecem muito bons. Pode ser um sinal de que os números estão melhorando… mas não saberemos disso até começarmos a obter mais dados”, mencionou o pesquisador.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024

    Canal Náutica no YouTube fará cobertura ao vivo do Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transmissão ao vivo todos os dias