Marinha francesa resgata “náufrago” da Vendée Globe. Veja o vídeo do resgate

Por: Redação -
09/12/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Os competidores da Vendée Globe continuam a viver grandes emoções em alto mar. Depois de ter seu barco partido em dois, Kevin Escoffier foi resgatado pela marinha francesa no último domingo (6), quando estava a bordo do veleiro de Jean Le Cam.

Imagine-se em um ambiente inóspito no meio do Oceano Índico, em que o único vestígio da presença humana está em um raio de 600 milhas náuticas — sem contar os 28 capitães da Vendée Globe que ainda estão na competição. Esse é o cenário do resgate de Escoffier.

Agora, adicione a esse cenário uma fragata francesa de quase 100 metros de comprimento, que desviou de sua missão de vigilância naquele canto do mundo para recuperar o competidor, segundo o site Nauta 360.

A partir disso, um bote se desvencilhou da fragata e foi em direção ao veleiro Yes We Cam! (um trocadilho com o nome do competidor, Jean Le Cam, e a fala do presidente Barack Obama). No resgate, Escoffier se jogou ao mar, agradeceu seu “salvador” e seguiu para o navio de guerra francês.

LEIA MAIS:

>> Sonhar não custa nada: conheça os 10 melhores destinos náuticos da Europa

>> Brasileiro constrói veleiro com filmes solares nas laterais do casco para viajar o Atlântico

>> Velejador resgata oponente na Vendée Globe após uma onda partir o barco em dois. Confira

“Kevin está em boa forma, e agora vai desfrutar de um banho quente”, explicou Frédéric Barbe, comandante da fragata. Por sua vez, Le Cam continuou com a regata (ele perdeu 12 horas por resgatar Escoffier). Apesar de toda a agitação, Yes We Cam! segue cruzando o Oceano Índico, ocupando a sexta posição na classificação.

Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Maior espécie de raia no mundo é vista no litoral de SP e catalogada por especialistas

    Com quase 6 metros de envergadura, fêmea surpreendeu equipe do Projeto Mantas do Brasil em Itanhaém, na Baixada Santista

    Governo de São Paulo abre consulta pública para plano inédito de combate ao lixo no mar

    Iniciativa pretende enfrentar a poluição marinha e criar soluções ambientais duradouras. Sugestões podem ser enviadas até o dia 15 de maio

    Kiaroa Residence & Marina: a peróla de Maraú

    Com marina privativa para até 60 barcos, infraestrutura moderna, heliponto e um dos lugares mais exclusivos da Península de Maraú, no sul da Bahia, o Kiaroa Residence & Marina é o novo refúgio de alto padrão das águas

    Volvo Penta equipará a primeira balsa elétrica de passageiros da Austrália

    Embarcação vem sendo construída pela Aus Ships em Brisbane e a previsão é que comece a operar comercialmente no início de 2027

    Após 25 anos, pesquisadores se emocionam ao revisitar recife artificial que revitalizou fundo do mar no PR

    Projeto iniciado em 2001 buscou repovoar a vida marinha em Pontal do Sul. Resultado superou expectativas, com retorno de peixe criticamente ameaçado de extinção