Meio barco, meio avião, este curioso veículo elétrico poderá voar a quase 300 km/h

20/12/2021

Projetado para voar a estonteantes 180 mph (289 km/h) este veículo curioso, chamado pelos americanos de “wind-in-ground” (WIG), está prestes a fazer sua estreia na baía de Tampa Bay, na costa oeste da Flórida. Sua missão: fazer viagens costeiras rápidas, antecipando (ou moldando) o futuro do transporte.

 

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Desenvolvido por uma empresa com sede em Boston, chamada Regent, este veículo incomum é um planador marítimo elétrico, projetado para transportar até 12 passageiros. Parte barco, parte aeronave, consegue flutuar e atracar, como barcos, e, ao mesmo tempo, decolar e voar acima da água, como um avião, em jornadas supersilenciosas.

 

Para isso, está equipado com modernos hidrofólios (asas subaquáticas), que podem ser operados mesmo em portos lotados, com maior desempenho. Além disso, é sustentável e livre de emissões, por conta da propulsão elétrica.

De acordo com o executivo-chefe da Regent, Billy Thalheimer, o primeiro protótipo começará a ser testado já em 2022, com voos comerciais previstos para começar em 2025. Tampa Bay foi escolhida para a grande estreia do planador porque oferece um grande porto, grande infraestrutura de docas e clima ameno, além de apoio das autoridades locais.

 

Inicialmente, transportará passageiros para locais como São Petersburgo, Sarasota e Fort Myers. Além do modelo inicial, com 12 lugares, a empresa planeja desenvolver versões ainda maiores, para transportar até 100 passageiros.

 

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024