Meio barco, meio avião, este curioso veículo elétrico poderá voar a quase 300 km/h

20/12/2021

Projetado para voar a estonteantes 180 mph (289 km/h) este veículo curioso, chamado pelos americanos de “wind-in-ground” (WIG), está prestes a fazer sua estreia na baía de Tampa Bay, na costa oeste da Flórida. Sua missão: fazer viagens costeiras rápidas, antecipando (ou moldando) o futuro do transporte.

 

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Desenvolvido por uma empresa com sede em Boston, chamada Regent, este veículo incomum é um planador marítimo elétrico, projetado para transportar até 12 passageiros. Parte barco, parte aeronave, consegue flutuar e atracar, como barcos, e, ao mesmo tempo, decolar e voar acima da água, como um avião, em jornadas supersilenciosas.

 

Para isso, está equipado com modernos hidrofólios (asas subaquáticas), que podem ser operados mesmo em portos lotados, com maior desempenho. Além disso, é sustentável e livre de emissões, por conta da propulsão elétrica.

De acordo com o executivo-chefe da Regent, Billy Thalheimer, o primeiro protótipo começará a ser testado já em 2022, com voos comerciais previstos para começar em 2025. Tampa Bay foi escolhida para a grande estreia do planador porque oferece um grande porto, grande infraestrutura de docas e clima ameno, além de apoio das autoridades locais.

 

Inicialmente, transportará passageiros para locais como São Petersburgo, Sarasota e Fort Myers. Além do modelo inicial, com 12 lugares, a empresa planeja desenvolver versões ainda maiores, para transportar até 100 passageiros.

 

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Novas Lanchas de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil foram importadas da Turquia

    Embarcações encomendadas para as Capitanias dos Portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo prometem resistência, durabilidade e tecnologias integradas

    Los Muertitos: águas de praia no México guardam silhueta de uma caveira

    Registros do fotógrafo e pesquisador Rafael Mesquita na última sexta-feira (8) reascenderam dúvidas sobre o destino — que de assustador não tem nada

    Charles Leclerc recebe seu mais novo iate de luxo em cerimônia na Itália

    Piloto de Fórmula 1 comprou um Riva 102' Corsaro Super, marca do Grupo Ferretti. Embarcação foi entregue em 7 de maio e consolidou a 20ª do modelo nas águas

    Vem aí a 4ª edição do Marina Itajaí Boat Show, o maior evento náutico do Sul do país

    Salão catarinense acontecerá de 2 a 5 de julho, na Marina Itajaí. Ingressos já estão disponíveis com 30% off para o leitor NÁUTICA

    SailGP: equipe australiana se mantém na liderança após etapa em Bermudas

    Time brasileiro finalizou empatado na 12ª colocação do ranking geral, ao lado do time suíço. Próxima etapa acontece em Nova York