Motor de popa ou centro-rabeta. Qual escolher?

Por: Redação -
14/07/2020

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

 

“Pretendo trocar minha lancha, de 19 pés, por uma de 22 pés. Sempre usei motor de popa, praticamente a única opção para as de 19 pés. Mas, quando comecei a procurar por uma maior, alguns estaleiros me ofereceram a opção de centro-rabeta. E agora?”

 

A escolha entre um tipo e outro de motor é realmente difícil. Os de popa custam cerca de 30% a menos e são mais fáceis e baratos de manter, já que existe no país mais mecânicos especializados nesse tipo de motor. Além disso, como ficam do lado de fora do casco, não ocupam espaço a bordo, se comparado com a mesma lança equipada com motor de centro-rabeta — razão pela qual barcos para pesca geralmente só usam motores de popa. Outra vantagem dos propulsores de popa é a possibilidade de navegar em águas rasas, pois podem ser erguidos, o que não já não acontece com os de centro-rabeta, que são fixos.

 

LEIA TAMBÉM

>> Estaleiro gaúcho Delta Yachts apresenta novo projeto de veleiro. Veja as fotos
>> Paris realizará sessão inédita de cinema flutuante no maior lago artificial da cidade
>> Conheça o impressionante helicóptero de guerra transformado em carro-anfíbio

 

Os motores de popa são mais leves, o que deixa o barco menos pesado, mais veloz e com ligeira vantagem no consumo. Já os motores de centro-rabeta também têm seus pontes fortes. O primeiro diz respeito a estética do barco: a lancha fica mais bonita com o motor embutido do que do exposto.

 

O segundo é o equilíbrio: como o motor de cetro-rabeta fica dentro do casco, melhora a estabilidade e a navegabilidade. Outra vantagem é que ela libera totalmente a plataforma de popa para os passageiros.

 

Por fim, os motores de centro-rabeta vêm com direção hidráulica servoassistida, como nos automóveis, recurso que a grande maioria dos motores de popa não possui.

 

Como se vê, os dois motores têm prós e contras e a escolha de um ou outro é muito mais pessoal do que técnica, exceto nas lanchas para pesca, em que o motor de popa leva vantagem prática.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NX Boats atraca em salão náutico da Flórida com quatro lanchas

    St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano

    Schaefer Yachts participa de dois grandes salões internacionais em janeiro

    Barcos do estaleiro catarinense estarão em eventos náuticos dos EUA e Alemanha de forma simultânea nos próximos dias

    Com tempo recorde, francês vence a regata de volta ao mundo Vendée Globe

    Charlie Dalin levou a melhor naquela que é apontada como a mais radical prova da vela mundial

    Barco movido a hidrogênio promete operar por 1 hora com apenas 500 ml de água

    Novidade da sul-coreana K Watercraft foi apresentada na CES 2025, uma das maiores feiras de inovação do mundo

    Ameaçadas pela caça ilegal, tartarugas-de-pente ganham suporte de banco de dados genético

    Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem