Motor de popa ou centro-rabeta. Qual escolher?

Por: Redação -
14/07/2020

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

 

“Pretendo trocar minha lancha, de 19 pés, por uma de 22 pés. Sempre usei motor de popa, praticamente a única opção para as de 19 pés. Mas, quando comecei a procurar por uma maior, alguns estaleiros me ofereceram a opção de centro-rabeta. E agora?”

 

A escolha entre um tipo e outro de motor é realmente difícil. Os de popa custam cerca de 30% a menos e são mais fáceis e baratos de manter, já que existe no país mais mecânicos especializados nesse tipo de motor. Além disso, como ficam do lado de fora do casco, não ocupam espaço a bordo, se comparado com a mesma lança equipada com motor de centro-rabeta — razão pela qual barcos para pesca geralmente só usam motores de popa. Outra vantagem dos propulsores de popa é a possibilidade de navegar em águas rasas, pois podem ser erguidos, o que não já não acontece com os de centro-rabeta, que são fixos.

 

LEIA TAMBÉM

>> Estaleiro gaúcho Delta Yachts apresenta novo projeto de veleiro. Veja as fotos
>> Paris realizará sessão inédita de cinema flutuante no maior lago artificial da cidade
>> Conheça o impressionante helicóptero de guerra transformado em carro-anfíbio

 

Os motores de popa são mais leves, o que deixa o barco menos pesado, mais veloz e com ligeira vantagem no consumo. Já os motores de centro-rabeta também têm seus pontes fortes. O primeiro diz respeito a estética do barco: a lancha fica mais bonita com o motor embutido do que do exposto.

 

O segundo é o equilíbrio: como o motor de cetro-rabeta fica dentro do casco, melhora a estabilidade e a navegabilidade. Outra vantagem é que ela libera totalmente a plataforma de popa para os passageiros.

 

Por fim, os motores de centro-rabeta vêm com direção hidráulica servoassistida, como nos automóveis, recurso que a grande maioria dos motores de popa não possui.

 

Como se vê, os dois motores têm prós e contras e a escolha de um ou outro é muito mais pessoal do que técnica, exceto nas lanchas para pesca, em que o motor de popa leva vantagem prática.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico

    Rio Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do quarto dia

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; assista