Motos aquáticas Sea-Doo cuidarão da segurança dos velejadores no XP Sertões Kitesurf

Em sua segunda edição, a competição terá 10 jets da marca acompanhando os atletas ao longo dos 440 km

Por: Redação -
28/10/2022

Está de volta, pelo segundo ano consecutivo, o XP Sertões Kitesurf, evento de kite em formato de longa distância, que contará com os jets Sea-Doo como embarcações de apoio para a segurança no mar dos 75 velejadores participantes.

Com início em 1º de novembro em Cumbuco (CE) e término em 6 de novembro em Barra Grande (PI), a competição terá percurso de 440 km em uma das regiões mais propícias do planeta para a prática do esporte: a faixa litorânea de Ceará e Piauí.

 

A Sea-Doo patrocina mais uma vez o evento, que contará com o apoio de 10 motos aquáticas, utilizadas pela equipe operacional da competição.

 

Os jets dos modelos GTI SE 130, GTI SE 170 e RXT-X 300 terão a importante missão de acompanhar por água as cinco etapas oficiais da prova, no intuito de manter a segurança dos atletas durante todo o percurso.

 

Primeiro campeão do Sertões Kitesurf na categoria Pro, Reno Romeu, que nesta edição compete em busca do bi, atesta o trabalho realizado pela Sea-Doo.

 

A ajuda/escolta das motos aquáticas durante a prova é essencial. Segurança nunca é demais e os jets deixam a gente mais tranquilos para competir em um nível mais alto ainda – Reno Romeu.

Para Breno Bezinelli, embaixador da Sea-Doo, que competiu no ano passado por aproximadamente 250 quilômetros velejando como amador na categoria Adventure, o Sertões Kitesurf é desafiador.

 

“Vivi uma sensação incrível no ano passado, ao participar da competição. Foi a primeira vez de um endurance na água e precisei desafiar a mim mesmo. Não sabia nem se eu tinha condições de velejo para encarar a prova, mas foi realmente transformador tudo o que pude agregar na prática desse esporte. E posso afirmar que só tive essa coragem e disposição de me lançar porque sabia que havia ali uma equipe de resgate e segurança na retaguarda a bordo das motos aquáticas da Sea-Doo dando apoio aos atletas. Eu mesmo precisei de ajuda algumas vezes e foi incrível”.

 

Nesta edição, Bezinelli terá uma participação diferente. Ele comporá a equipe da organização produzindo conteúdo de dentro da água, a bordo do Sea-Doo RXT-X 300, para as redes sociais oficiais do Sertões.

 

“Além de produzir o conteúdo, também serei o apoio dos profissionais de foto e vídeo que estarão dentro água acompanhando tudo o que estará acontecendo. Com certeza, levaremos ao público o melhor do Sertões Kitesurf, fazendo com que se sintam o mais próximo possível da competição”.

 

Cinco categorias

Como no Rally dos Sertões deste ano, a organização não poupou esforços na escolha de lindos cenários ao longo do percurso.

 

A prova, um misto de competição e aventura por algumas das mais belas praias do Nordeste, conta com novidades em relação a 2021 que vão além do roteiro.

 

Se o grande atrativo desse pedaço de mar é o downwind (avançar a favor do vento), a organização incluiu também alguns trechos de upwind, em que a grande ajuda passa a ser um adversário.

Nesta edição, serão cinco as categorias de competição, todas no masculino e no feminino, com dois tipos de percurso: 440km para Pro e Elite, e 290km para Adventure, Master e Grand Master.

 

A Pro é destinada a atletas profissionais; a Elite para atleta amador de alta performance; a Adventure, com menor distância percorrida, para quem inicia no esporte ou quer um ritmo mais tranquilo; Master (acima de 45 anos) e Grand Master (acima de 55), também na versão reduzida do percurso.

 

Há ainda a categoria Experience, nas duas últimas etapas do evento (5 e 6/11), para aqueles que não têm disponibilidade de fazer a prova toda.

Para acompanhar

1/11 – Check-in Cumbuco (Kite Cabana Lounge)

2/11 – Cumbuco – Guajiru (Guajiru Kite Center) Elite e Pro -109Km; Adventure/Master/Grand Master – 65Km

3/11 – Guajiru – Ilha do Guajiru (Pousada Bate Vento) Elite e Pro – 95Km; Adventure/Master/Grand Master – 64Km

4/11 – Ilha do Guajiru – Preá (Rancho do Kite) Elite e Pro – 75Km; Adventure/Master/Grand Master – 37Km

5/11 – Preá – Camocim (Bistrô Kite) Elite e Pro – 96Km; Adventure/Master/Grand Master – 54Km

6/11 – Camocim – Barra Grande (Barra Grande Kite) Elite e Pro – 68Km; Adventure/Master/Grand Master – 54Km

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine

    Criatura de 18 metros está impactando a cadeia alimentar da vida marinha; entenda

    Gelatinoso e transparente, os "picles do mares" causam perturbações no ecossistema durante as ondas de calor oceânicas e preocupam cientistas